post-image

Meios da Graça IV

QUEBRA GELO: O que é o Culto na igreja pra você?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Atos 2:1 - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Nós estamos falando nesta série de ensinos, sobre a provisão deixada por Deus, para que cada um de seus filhos possam crescer na Graça e no conhecimento da sua vontade. Desenvolvendo assim, a salvação recebida de maneira que outras pessoas sejam beneficiadas através da vida dos que NASCERAM DE NOVO. A essa provisão nos chamamos de “MEIOS DA GRAÇA”.  Os meios da Graça se dividem em duas categorias: Os Particulares e os públicos. 

Nós já falamos de dois Meios da Graça Particulares, que são: A Palavra de Deus (a Bíblia), a Oração e a Meditação. (Repita com o Grupo quais são os meios particulares)

Agora nós vamos falar dos Meios Públicos da Graça.

1º Reunir-se para adoração é o primeiro destes meios. Deus jamais tencionou que o verdadeiro crente vivesse sozinho. Após a ascensão de Cristo, os apóstolos saíram por todo o mundo implantando igrejas e estabelecendo presbíteros em cada uma delas (Atos 14.23). Eles fizeram isto, para que os crentes novos fossem fortalecidos, encorajados, guiados, instruídos e, acima de tudo, adorassem a Deus juntos.  Deus, e não os homens, ordenou que por intermédio da reunião coletiva, para adoração, o crente recebesse bênção e ajuda divina para os dias futuros. Reunido, o povo de Deus receberia não somente a bênção dEle, mas também se fortaleceria mutuamente. (Você sente falta de estar no culto? O que te impede de estar?).

2° Estar Junto com a Igreja cultuando é bíblico - Os cristãos receberam a ordem de não abandonarem o reunirem-se para adoração pública (Hebreus 10.25). Historicamente, as igrejas cristãs sempre adoraram no domingo. Foi no primeiro dia da semana, o domingo, que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos e assegurou a ruína do domínio de Satanás. Cinqüenta dias após a ressurreição de Cristo, no Pentecostes, novamente no primeiro A medita

3º Os elementos da adoração pública são: leitura pública das Escrituras, acompanhada de pregação e ensino; cantar salmos, hinos e cânticos espirituais; ofertas e orações. Na leitura e exposição das Escrituras, Deus fala conosco; nos cânticos, ofertas e orações, nós falamos com Ele. Ainda que esses dois elementos da adoração são importantes, o mais relevante deles é a pregação da Palavra. (Qual você mais sente a presença de Deus?)  

CONCLUSÃO: Não deixe de estar no culto de sua Igreja.

Baixar carta