post-image

Meios da Graça VI

QUEBRA GELO: Você já afiou uma faca como?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Nós estamos falando nesta série de ensinos, sobre a provisão deixada por Deus, para que cada um de seus filhos possam crescer na Graça e chegar ao conhecimento da sua vontade. Desenvolvendo assim, a salvação recebida de maneira que outras pessoas sejam beneficiadas através da vida dos que NASCERAM DE NOVO. A essa provisão nos chamamos de “MEIOS DA GRAÇA”. Os meios da Graça se dividem em duas categorias: Os Particulares e os públicos. Vamos falar dos Meios Públicos da Graça: Comunhão entre irmãos e Orações congregacionais. (Orações com a Igreja)

1º A Comunhão entre irmãos em Cristo - O povo de Deus procede de todos os tipos de pessoas. Todavia, existe algo que os une: em Cristo, eles são um! Todos os obstáculos foram removidos ante à eleição, à redenção e ao salvífico amor de Cristo (ver Efésios 2.14-16).
Comunhão significa: “compartilhar juntos ou vida compartilhada”. Comunhão não significa reunir-se com outros crentes para falar sobre esportes, diversões, clima, economia ou política, embora não exista qualquer prejuízo em fazermos isso. Pelo contrário, comunhão é compartilhar, de coração, uns com os outros, as coisas do Senhor Jesus e de sua Palavra. A singularidade da comunhão cristã se encontra em sermos capazes de conversar e compartilhar, juntos, as alegrias, a felicidade, as vitórias, os problemas, as tentações, as tristezas e as bênçãos de nosso andar com Deus. Provérbios 27.17 afirma: Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo. Desfrutar comunhão com irmãos e irmãs em Cristo, em uma igreja local, é semelhante ao ferro afiando o ferro; é o meio da graça que nos mantém espiritualmente saudáveis e vigorosos.

2° As orações coletivas (Atos 2.42). - As igrejas primitivas não somente permaneciam na doutrina dos apóstolos, na ceia do Senhor e na comunhão, também perseveravam na oração juntos. As reuniões da igreja, a fim de orar, era um dos meios de levar as cargas uns dos outros e cumprir a lei de Cristo (Galatas 6.2). Através da oração coletiva, a igreja contemplou o Senhor Deus libertando-a das mãos de seus inimigos (4.23-24). Pedro foi liberto da prisão porque os crentes estavam juntos em oração a favor dele (Atos.12.5, 9-11). A história das igrejas do Novo Testamento ilustra a bênção e a necessidade de orarmos juntos.

CONCLUSÃO: Atos 2:42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Todos os que se tornam membros do corpo de Cristo, sentem necessidade de estar junto com a Igreja, e manifestar a vida de Cristo por meio da Comunhão entre seus membros. Também desfrutam da proteção por meio da assistência mutua e cooperação em oração. Queremos ser uma Igreja que manifesta diariamente a vida descrita em Atos 2:42. (pelo o que você quer que oremos hoje contigo?).

Baixar carta