post-image

Farinha pouca

QUEBRA GELO: Você conhece algum ditado popular

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

(Leia 1Reis 17:8-16)
INTRODUÇÃO:
Você já ouviu a expressão: “Farinha pouca, meu pirão primeiro”? Essa expressão é um dos muitos ditos populares existentes em nosso pais. Ele traz em como mensagem central: “Todos tem direito de ter direito depois de mim”. Ao lermos o texto, podemos ter a impressão que o profeta Elias, está fazendo uso do mesmo princípio, ao encontrar-se com a viúva de Sarepta. Certamente que isso não é verdade.
O que podemos aprender com a passagem bíblica que lemos?

1º Deus nos dá provisão para o que é necessário. Mas nós precisamos acessa-la por meio da ação. I Reis 17:9 - Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Segundo o texto, Deus havia providenciado tudo para o profeta. Mas, ele precisava agir na direção que Deus lhe deu. Não poucas vezes, Deus vai nos tirar da nossa zona de conforto para nos dar novas experiências. É preciso LEVANTAR-SE.
Você está se movendo na direção que Deus lhe deu?

2º Os milagres de Deus podem acontecer em ambientes incomuns para nós. Sarepta era uma cidade era uma cidade Fenícia (onde hoje é o Líbano). Ela ficava fora dos limites de Israel. Estamos acostumados a ver Deus agir, no culto. No momento de louvor, da palavra, nos apelos e conversões. Mas esse texto nos da base para afirmar que Deus não age somente em ambientes religiosos. Ele age todas as vezes que um de seus escolhidos, se coloca à disposição de sua vontade e poder. Deus quer e vai agir, através das nossas vidas em todos os ambientes em que nós estivermos em seu nome. I Pedro 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

3º Deus não fala somente conosco, ele também fala com as pessoas para nos ouvirem. A parte B do verso 9: “eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente”. Nos mostra que Deus falou com aquela viúva. Ela sabia que Elias era profeta (naquela época havia uma vestimenta própria). O que a viúva não sabia, era se Elias era a resposta de Deus para ela. Até o momento que o profeta profetizou: I Reis 17:14 - Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. Existem pessoas, que estão esperando ouvir dos nossos lábios, o que Deus nos deu para elas. Seja profeta na vida de alguém!

CONCLUSÃO: Aquela viúva tinha uma expectativa de futuro extremamente limitada em razão de sua condição. Ela mesma afirmou: I Reis 17:12 - Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. Mas Deus tinha outros planos para aquela família. Ela não só não morreria, mas também sustentaria o profeta no tempo em que ele estivesse com eles. E depois ainda, continuariam a viver da provisão de Deus, até que as chuvas viessem e possibilitassem o plantio para colheita. A Família da viúva viveu a prosperidade por que ela foi fiel no pouco. Lucas 16:10 - Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.

Baixar carta