post-image

Gugu Dada

QUEBRA GELO: Quanto tempo você foi amamentado?

PASSAGEM BÍBLICA: Hebreus 5:12-14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: O aleitamento materno preenche as necessidades orgânicas do bebê. Contém proteínas, imunoglobulinas e substâncias imunizantes que protegem a saúde do bebê. Além disso, ele não será obeso e receberá anticorpos que lhe proporcionarão melhor saúde. Entretanto, à medida que a criança cresce, além do leite, outros alimentos começam a fazer parte da sua alimentação, pois o organismo necessita de outros nutrientes.

O escritor da Carta aos Hebreus viu um paralelo entre a alimentação de um bebê e a condição espiritual de alguns cristãos. Eles são reprovados por não terem crescido na vida cristã, por continuarem sendo como criancinhas recém-nascidas que necessitam de leite, não suportando ainda alimentos sólidos, ou seja, um ensino espiritual mais profundo.

Pergunta: Se você só se alimentesse de leite MATERNO ate hoje, como você acredita que seria?

QUAL É O RESULTADO DE UMA DIETA SOMENTE COM LEITE - (HB 5.11-13)
1º Indisposição espiritual – “vos tendes tornado tardios em ouvir” (Hb 5.11). - No grego, a expressão “tardios em ouvir” significa: “preguiçoso, lento, descuidado”. Nesse versículo, o escritor reprova os cristãos por serem “duros de ouvidos” para com as coisas espirituais, ou seja, eles custavam a entender e praticar o que ouviam da Palavra. Tiago 1:22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos – Existem pessoas que se dizem entendidas da bíblia. Mas não praticam o que dizem saber.

2º Insuficiência no crescimento – “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres” (Hb 5.12).

A carta foi escrita para pessoas que já haviam sido salvas há algum tempo, o suficiente para terem crescido. Todo aquele tempo deveria ter sido aproveitado para aprendizado e progresso na vida cristã, mas isso não aconteceu. Eles até poderiam ser professores de Bíblia, entretanto, continuavam sendo alunos primários, crianças no conhecimento, na percepção das coisas de Deus e na prática dessas verdades. Que pena!

3° Inexperiência na Palavra – “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra” (Hb 5.13). Os hebreus não haviam progredido no conhecimento da Palavra. Eram bebês espirituais cujo desenvolvimento foi tolhido porque recusaram a instrução mais aprofundada das verdades bíblicas. Não sabiam colocar em prática, na vida diária, o que aprendiam na Bíblia.

4º Infantilidade espiritual – “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança” (Hb 5.13). Crente criança é crente imaturo. Eis as características do crente bebê:

• Incapacidade em se aprofundar na doutrina (1Co 3.1-2), consegue apenas entender as verdades mais simples, o “leite” (1Co 3.2);
• Instabilidade na fé, é levado pelos ventos de doutrinas (Ef 4.14);
• Desinteresse pelas coisas espirituais, encontra mais prazer nas atrações do mundo do que nas coisas de Deus; (1Co. 2:14)
• Temperamento sensível e egoísta, ofende-se facilmente e quer tudo a seu modo; (1Co.3:3)
• Falta de frutificação, é apenas espectador e não-participante na igreja em que congrega (Hb 10.25).

CONCLUSÃO: A Vontade de Deus é que seus filhos cresçam saudáveis como Jesus. Lucas 2:52 - E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

Baixar carta