post-image

Importante é o que importa

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 7:36-50

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia: Lucas 7:36-50
INTRODUÇÃO: Alguém disse que o propósito da vida é amar a Deus e servir ao próximo. Na bíblia nós encontramos um doutor da Lei perguntando a Jesus quem seria o seu próximo! (Lucas 10). Não é incomum, vermos pessoas pelas ruas e calçadas vivendo em condições desumanas; e até temos algumas ações que buscam amenizar suas vidas e a nossa consciência. Mas será que isso é o suficiente? Sabemos que o ser humano, não se satisfaz somente com alimentos. Ele precisa sentir-se valorizado. O fariseu no texto que lemos desvalorizou não somente a mulher, mas também a Jesus. (verso 39).

Por que pessoas são desvalorizadas e passam desapercebidas em nossas vidas?

1º Por que as vemos como parte da paisagem – Não temos um olhar particular para as pessoas. Não poucas vezes, as vemos como parte de nosso dia. Elas povoam nossos senários. Mas, não nos interessamos por suas necessidades e muito menos por elas mesmas. Isso pode acontecer em qualquer lugar. Nas ruas, em casa, na Igreja, nos estudos, no trabalho, etc.

Você já se interessou pela história de vida daqueles que convivem com você? Ou é mais fácil dizer: essa é uma mulher pecadora e esse não é profeta?

2º Por que as vemos como máquinas – Pessoas uteis. São lembradas em momentos de necessidade. Mas quase nunca em momentos de celebração e prazer. A mulher pecadora em algum momento foi lembrada como útil para alguém. Mas naquele jantar ela era uma intrusa.

Você já se sentiu usado (a)? Qual a sensação? Lucas 6:31 - E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

3º Por que não olhamos com o olhar de Jesus – Jesus olhou aquela mulher, não com os seus pecados, mas como uma pessoa. Uma pessoa que queria honra-lo, uma pessoa que não se sentia digna, uma pessoa que estava arrependida pois o texto diz que ela molhava os pês de Jesus com suas lágrimas e as enxugava com seus cabelos. Jesus não está interessado no que podemos fazer por ele, mas sim em quem nós somos.

CONCLUSÃO: Na cultura do Reino de Deus, a mulher pecadora e marginalizada tornou-se a generosa. O fariseu que ofereceu o jantar tornou-se o mesquinho. E Jesus que era o centro das atenções, transformou a mulher na figura central daquele jantar. “Abençoados são vocês, que nada mais têm para oferecer. Quando vocês saem de cena, há mais de Deus e do seu governo. Mateus 5:3 - Bíblia A Mensagem

Baixar carta