post-image

O Deus de novos come

QUEBRA GELO: Você já recomeçou algo?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 15:11-24

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia Lucas 15:11-24 - Pergunta: O que no texto chamou a sua atenção?

INTRODUÇÃO: Alguns de nós já tiveram a experiência de recomeçar. Outros ainda vão ter de fazê-lo. A verdade é que não são incomuns, as nossas decisões erradas. Muitas pessoas, vivem prisioneiras dessas decisões por causa do orgulho. Há pessoas que preferem viver sofrendo, do que ter de reconhecer que estava errada ou que se enganou. Existem outros que acreditam não valer mais apena recomeçar. Sentem-se cansadas, desmotivadas e temem errar novamente.

O texto que lemos é conhecido como: “A parábola do filho pródigo” (A palavra prodigo no contexto bíblico significa: Esbanjador). Mas o texto bem que poderia ser conhecido como “O amor do Pai”. No texto podemos ver como o PAI agiu com o filho e quais foram as suas ações na direção do filho arrependido.

Pergunta: Se você fosse o Pai ou Mãe do filho prodigo, quais seriam suas ações quando ele voltasse para casa?
Vejamos o que o filho prodigo encontrou:

1º O filho prodigo encontrou um PAI que o tratou com amor e compaixão – No verso 20, encontramos a seguinte expressão: “movido de compaixão”. O filho prodigo não encontrou um PAI cheio de ira. Ele encontrou um Pai cheio de amor, cheio de compaixão por ele. O pai não pediu explicações ele expressou aceitação. Deus não tem prazer em castigar, ele tem prazer em perdoar e amar, pois Ele nos conhece. Salmo 103:8 O SENHOR é misericordioso e clemente, lento para a cólera, mas paciente e generoso em seu amor. 9 Não nos castiga o tempo todo, nem guarda rancor para sempre. 10 Não nos trata segundo os nossos pecados nem nos retribui de acordo com as nossas culpas. 11 Pois, como os céus se elevam acima da terra, assim é imenso o seu amor para com os que o temem.

2º O filho prodigo encontrou um PAI disposto a restituir ao filho tudo que ele havia deixado – Quando saiu o filho prodigo levou seus bens, mas abandonou a sua posição na casa do PAI. Quando ele voltou arrependido, não tinha mais nada. Mas o PAI mandou trata-lo segundo o que ele era, e não segundo o que havia feito. Ele era e sempre foi filho. Por isso, foi restituído em honra (roupas novas), em autoridade (anel no dedo) e em condição (sandálias). Obs. Os escravos não usavam sandálias. O PAI não que um filho envergonhado em casa.

3º O filho prodigo encontrou um PAI disposto a oferecer o melhor - O PAI mandou matar o novilho cevado. Algo que era guardado para um sacrifício extraordinário. O PAI ao mandar matar aquele novilho estava falando para todos que não existia nada mais importante que a vida do filho. Deus tem prazer em fazer festa quando nos arrependemos e decidimos começar de novo. Apocalipse 2:5 - Recorda-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras.

CONCLUSÃO: hoje você pode fazer como o filho prodigo fez. Arrepender-se, levantar-se e voltar para o amor do PAI. Não fique sofrendo longe da casa do Pai. Volte hoje e viva um NOVO COMEÇO!

Baixar carta