post-image

Cair faz parte da vida

QUEBRA GELO: Você já caiu Levou um tombo?

PASSAGEM BÍBLICA: Provérbios 24:16 Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: O cair é do homem, o levantar é de Deus é uma expressão muito comum no meio cristão. Apesar de popular, este ditado e não se encontra na Bíblia. O cair é do homem, o levantar é de Deus" está errado? De certa forma não. Mas infelizmente, este termo é constantemente usado como um meio de justificar o pecado. Com isso a frase "o cair é do homem, o levantar é de Deus" dá a impressão, que Deus estaria conformado com o pecado do homem, por saber da sua natureza pecaminosa. Mas Deus, jamais esteve conformado com o pecado do homem. Ele agiu para que o homem tivesse condições (“poder”) para vencer o pecado. Romanos 6:12 - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;

Qual deve ser então, a nossa atitude. Quando e se cairmos?
1º Devemos lembrar do amor de Deus por nós, decidirmos nos levantar e confessar o nosso pecado.
Lucas 15:17 - E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
O filho prodigo havia caído em uma armadilha de sua alma, mas, isso não o fez voltar para o seu pai. O que o fez voltar para o pai, foi ele ter “CAIDO EM SI”. Reconhecer que errou, decidir se levantar e voltar para o pai. Foram ações do pródigo. Receber o filho arrependido foi a ação do Pai.

2º Devemos aceitar a queda, como acidente e não como prática. Algumas vezes podemos cair por decisões erradas, por falta de uma avaliação correta dos fatos e de nossos limites, e até por que fomos “empurrados”. Mas jamais devemos acreditar que isso é normal para nós. Quando levaram a mulher adultera até Jesus, Ele deu uma ordem muito clara a ela: ...E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:11

3° Devemos retornar a prática da santidade.
Apocalipse 2:5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Existe uma ordem de Deus para todos os que desejam viver com Ele. “Seja Santo”. Nós jamais conseguiremos viver em santidade, se mantivermos em nossas vidas e relacionamentos, práticas de pecado.

CONCLUSÃO: O texto inicial diz que o Justo cairá sete vezes mais de todas se levantará. A bíblia nos diz que por meio da fé em Jesus, nós fomos justificados. E por isso podemos nos relacionar com Deus o Pai como Justo. Então o segredo para se erguer, é crer no sacrifício de Jesus e em nosso favor e desejar a cada dia ser semelhante a Ele. LEVANTE-SE

Baixar carta