post-image

Batalha Espiritual

QUEBRA GELO: Existe algo na sua vida que você gostaria de mudar A quanto tempo?

PASSAGEM BÍBLICA: Efésios 6:10 - 18

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia: Efésios 6:10 - 18 – Qual parte desta leitura chama a sua atenção?

INTRODUÇÃO: Existe uma frase, a qual eu creio, e tenho como ancora da minha alma. Ela diz: “Nós não estamos em uma festa! Nós estamos em uma guerra”! Sim todos os dias temos desafios a serem vencidos, decisões a serem tomadas, assim como vitórias a serem celebradas. O texto que lemos fala sobre uma realidade que muitos ignoram. “A batalha espiritual”. Quer as pessoas percebam ou não, existe no mundo espiritual uma batalha acontecendo.
Pergunta: Na sua opinião, qual a razão desta batalha?
Resposta: Essa batalha é por nossa atenção. Por governo! A quem você está dando atenção? A Deus ou ao diabo? II Corintios 4:18 - Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. Mas a bíblia não só nos alerta sobre essa realidade, como nos ensina a vive-la. O que a Bíblia diz sobre batalha espiritual?

1º O Diabo cria ciladas e armadilhas contra nós - Efésios 6:11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. A Palavra cilada no grego é “Methodeia” e tem o sentido de “malandragem”. O diabo é malandro. Uma das características dos “malandros”, é que eles fazem sempre as pessoas pensarem, que estão levando vantagem quando na verdade estão perdendo. Lembre-se se não é certo, não pode dar certo.

2º A Nossa luta não é contra pessoas - Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Veja bem, a bíblia não diz que não devemos lutar, ela diz que devemos lutar contra o inimigo verdadeiro. Algumas vezes as pessoas podem nos atacar, mas na maioria das vezes, elas não têm noção do que estão fazendo, pois estão sob o domínio do inimigo. Romanos 12:21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

3º Deus nos proveu de uma armadura para essa batalha - Efésios 6:13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Interessante do texto é que Deus não nos isenta da batalha, Ele nos capacita para ela. A expressão “resistir o dia mau”. Fala de confronto, desconforto e perseverança. Mas também é um tempo de comunhão e dependência de Deus. Sabemos que todos os recursos para saímos vitoriosos desta batalha estão em Deus! Efésios 6:10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

CONCLUSÃO: Hoje podemos ter a percepção da realidade da batalha espiritual por causa da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Aqueles que receberam a Jesus como Senhor e Salvador, automaticamente foram alistados para esta batalha e possuem uma armadura a sua disposição para lutar então: Lute!

Baixar carta