post-image

De volta a mesa

QUEBRA GELO: Qual é o seu defeito?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia: II Samuel 9:1-8,13
Pergunta: Você se identificou com algo nesse texto?

INTRODUÇÃO: Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus na sua santa morada. Assim a bíblia registra no Salmo 68:5, o cuidado de Deus para com os órfãos e viúvas. Deus está atento ao necessitado. Ele está atento, não somente a nossa condição mais também a nossa história. Hoje estamos falando de Mefibosete. O Filho do príncipe Jonatas filho do Rei Saul. Que após a morte de seu Pai e de seu avô em batalha, ficou aleijado, pobre e esquecido. Mas por causa de uma aliança. Foi achado, restituído e recebido de volta no Palácio. O que podemos aprender com a história de Mefibosete?

1º Deus ordenou uma Missão de Resgate – Assim como o Rei Davi ordenou que Mefibosete fosse resgatado de Lô-Debar. Assim ele fez conosco, enviando a Jesus para nos resgatar. João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Colossenses 1:13 - O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

2º A vontade de Deus é nos restituir – Talvez Deus não nos restitua lugares e pessoas. Mas Ele quer nos restituir ambientes e posição. No Éden o homem perdeu a comunhão com Deus. Mas em Cristo essa comunhão foi restaurada. II Corintios 5:19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

3° Nossa imperfeição não faz com que Deus não nos deseje – Davi recebeu o aleijado mefibosete em sua casa, por que ele tinha uma aliança com Jonatas pai de Mefibosete. Nós temos acesso a Deus, não pela nossa perfeição, mas por causa de Cristo. Romanos 8:1 - PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

4º Quando estamos na mesa do Rei, nossa condição é mudada, de famintos Para fartos – Sentado à mesa, Mefibosete provavelmente não via seus pés tortos. Davi sabia que os pés eram tortos, Mefibosete também. Mas o convite do Rei foi pessoal e não condicional. E por isso, Mefibosete saiu do lugar de fome para o lugar de fartura. Efésios 2:4-5
4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

CONCLUSÃO: Você não está esquecido por Deus. Ele manda te chamar hoje e te dá um lugar na mesa.

Baixar carta