post-image

Rompendo Limites - Perd

QUEBRA GELO: Você perdoa fácil?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: Genesis 50:15-21 e Matheus 6:14

Introdução: O perdão é o maior desejo de quem ofende e o maior desafio para quem é ofendido. No texto de hoje, encontramos José que fora lançado em uma cisterna e vendido por seus irmãos; mas que conseguiu vencer e crescer, tornando-se uma pessoa com autoridade vivendo esse dilema humano: Retribuir o mal com o mal ou com o bem. (Leia Romanos 12:21).
Pergunta: Você já viveu isso?
Algumas pessoas culpam a Deus por permitir que passem por situações que as fizeram sofrer por causa da traição. Outras buscam a Deus para que o traidor se arrependa e volte atrás. Mas se isso acontece, querem cobrar o perdão concedido. Tiago 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Existem muitas pessoas hoje, com suas vidas limitadas por causa da falta de perdão e de ser perdoado. Vamos compartilhar três princípios para serem aplicados na vida de quem quer perdoar e de quem quer ser perdoado:

1º O PERDÃO É UMA DECISÃO – José tinha a oportunidade de retribuir seus irmãos por todo mal que lhe causara, e seus irmão sabiam disso. Tudo que poderia impedir José de agir assim não existia mais. Porem José toma outra DECISÃO – Ele decide PERDOAR.
Pergunta: Você acredita que José agiu assim por que?
• José entendeu que o mal que desejaram Deus transformou em bem
• José percebeu que ele tinha a oportunidade de ser diferente
• José aceitou participara do plano de Deus na vida de seus irmãos

2º É PRECISO FAZER O QUE É CERTO POR CAUSA DE QUEM NÓS SOMOS E NÃO POR CAUSA DO QUE FIZERAM CONOSCO - Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Jesus estava na Cruz, quando nos perdoou a todos nós: Lucas 23.34“Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem”. Costumo usar esse momento da crucificação para me ajudar no processo de perdão. Eu digo: “Não sabem o que estão fazendo”, lembre-se sempre, você também já precisou de perdão! Por isso você é capaz de perdoar hoje.

3º CREIA QUE DEUS TEM MAIS PODER PARA TE ABENÇOAR DO QUE OS HOMEM PARA TE AMALDIÇOAR – José declarou: “Deus transformou o mal que vocês desejaram em bem”. Existem pessoas que estão doentes pela falta de perdão. E vivem ferindo as outras, mas as que conseguem experimentar perdoar, vivem curando. O perdão é uma cura que contagia!
Provérbios 26:2 Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.

CONCLUSÃO: Hoje nós temos a oportunidade de reconhecer que fomos perdoados por Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Esse perdão não foi liberado baseado no direito, mas sim, no amor de Deus por nós. Assim nós temos a oportunidade de perdoar, não por que estamos certos; mas por que fomos perdoados! Matheus 7:2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

Baixar carta