post-image

QUEBRA GELO: Quando você sentiu que só Deus podia te ajudar?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 6:9-13

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Pergunta: Qual parte da oração do pai nosso fala mais com você?
INTRODUÇÃO: A oração do Pai Nosso pode ser dividida em duas partes.
A primeira parte traz três sentenças que de forma geral dizem respeito à glória de Deus. São elas: “santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.
Já a segunda parte traz três petições que dizem respeito a nossa vida e que implicam em provisão, perdão e proteção. São elas: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje; perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós perdoamos os nossos devedores; e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”.
Este mês iniciamos uma série de mensagens chama: “Encontros com Deus”.
Não podemos iniciar esta série sem definirmos nossa CONDIÇÃO, POSIÇÃO E DISPOSIÇÃO para vivermos verdadeiros encontros com Deus.
Quero fazer quatro constatações que encontramos na oração do “Pai Nosso”, e que devem nortear nossas ATITUDES diante de Deus e dos Homens.
A PRIMEIRA CONSTATAÇÃO É: O PAI É NOSSO! – Essa é uma afirmação poderosa. Toda via, para ter intimidade com Deus e chama-Lo de Pai, é necessário ser filho. Todos são filhos de Deus? Leia: João.1:12-13
Como diz o texto, somente os que creem em Jesus como Senhor e salvador, recebem o poder de ser feito filho de Deus. Leia: João 3:3-7
Pergunta: Você já nasceu de novo?

A SEGUNTA CONSTATAÇÃO É: O PÃO É NOSSO! – Essa afirmação manifesta a fome que todos têm. Todo ser humano tem fome, mas não somente fome física, mas também, emocional e espiritual.
Pergunta: Você tem fome de que?
Jesus declara em João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se o Pai é nosso, o Pão também é nosso. Esse pão deve ser pedido e compartilhado diariamente. (Não nos falta a provisão divina)

A TERCEIRA CONSTATAÇÃO É: A DIVIDA É NOSSA! - “Augusto Cure afirma: Viver é contrair dívidas”. Por mais que tenhamos uma vida isenta de dividas. Ainda assim seremos devedores. Seremos devedores de Pais, professores, parentes, amigos. (Dívidas impagáveis com dinheiro). Se somos devedores a homens, que dirá a Deus?
Tudo que um devedor deve desejar é não dever mais. Como conseguir pagar uma dívida que não temos como pagar? Não podemos. Por isso Deus o Pai decidiu nos perdoar a dívida toda TODA por meio da morte e ressurreição de Jesus. Deus tomou o nosso lugar na cruz. Colossenses 2:13,14 A vós, estando mortos pelos vossos delitos e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, tendo-nos perdoado todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz;

A QUARTA CONSTATAÇÃO É: OS DEVEDORES SÃO NOSSOS – Se Jesus nos ensina que somos devedores, o que ele espera que façamos com os que nos devem? Leia: Mateus 6:14-15.
Pergunta: A quem você precisa pedir perdão, e a quem você precisa perdoar?

CONCLUSÃO: Tudo é nossso!