O Deus que muda decretos!
QUEBRA GELO:
PASSAGEM BÍBLICA: Êxodo 2.1-10
DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
HISTÓRIA
No tempo em que o faraó ordenou que todos os bebês meninos fossem mortos, nasceu um bebê muito especial que fazia parte do plano de Deus para salvar toda uma nação. Uma família do povo hebreu teve um filho e, ao nascer, a mãe percebeu que era menino e sentiu muito medo. Mesmo assim, conseguiu escondê-lo e protegê-lo por três meses.
Quando já não pôde mais mantê-lo em segredo, colocou-o em um cestinho e o deixou à beira do rio, enquanto a irmã mais velha ficou observando de perto. De repente, ela viu a filha do faraó descendo ao rio para se banhar. Ao avistar o cestinho, a princesa ordenou que uma de suas servas o trouxesse até ela.
Quando abriu o cesto e viu o bebê, logo percebeu que era um menino hebreu. Nesse momento, Miriam, a irmã do bebê, aproximou-se e perguntou se a princesa gostaria que chamasse alguém para cuidar da criança. A princesa concordou, e Miriam correu para chamar a própria mãe do bebê. Assim, a mãe de Moisés pôde cuidar dele por um tempo e, depois, levá-lo de volta ao palácio. Ali, ele cresceu, foi criado e ensinado como um príncipe. A princesa lhe deu o nome de Moisés, que significa “tirado das águas”.
O QUE PODEMOS APRENDER COM ESSA HISTÓRIA?
- A fé e coragem da mãe de Moisés.
- Confiar em Deus mesmo diante de coisas que parecem impossível
- Deus usa até quem é contra nós para cumprir o próprio
CONCLUSÃO
Assim como Deus protegeu e guardou Moisés, em um tempo que a ordem era para matar, Deus também nos guarda usando até mesmo pessoas que menos imaginamos!
ROTEIRO
Duração total: cerca de 40 a 50 minutos
1) Boas-vindas e oração inicial (5 min)
- Receba as crianças com alegria e atenção.
- Oração simples: agradecer por estarem juntos e pedir para Deus ensinar como Ele nos protege, assim como protegeu Moisés.
2) Quebra-gelo: Você já se sentiu protegido? (5 min)
Pergunte: Quem aqui já se sentiu protegido por alguém da família ou por Deus em uma situação difícil?
- Deixe algumas crianças responderem.
- Conecte: “Hoje vamos ouvir como Deus cuidou de um bebê muito especial chamado Moisés, mesmo em um tempo muito perigoso.”
3) História bíblica: O bebê Moisés (10 min)
Conte de forma animada, com imagens, dramatização ou fantoche:
- O faraó mandou matar todos os meninos hebreus recém-nascidos.
- Uma mãe teve um bebê lindo e especial. Ela o escondeu por três meses.
- Quando não pôde mais escondê-lo, fez um cestinho, colocou o bebê dentro e deixou à beira do rio Nilo.
- A irmã do bebê, Miriam, ficou de longe observando.
- A filha do faraó desceu ao rio para se banhar e encontrou o cestinho.
- Ao ver o bebê, ela decidiu cuidar dele.
- Miriam ofereceu ajuda e trouxe a própria mãe do bebê para cuidar dele por um tempo.
- Depois, ele foi levado ao palácio, cresceu como príncipe e recebeu o nome de Moisés, que significa “tirado das águas”.
4) Aplicação e conversa (10 min)
Perguntas para conversar:
- O que o faraó queria fazer com os bebês meninos?
- Como a mãe de Moisés mostrou coragem e fé?
- Quem protegeu Moisés naquele rio?
- O que aprendemos sobre Deus e o cuidado d’Ele conosco?
Frase para repetir juntos: Deus cuida de mim e tem um plano para minha vida!
5) Atividade criativa (10 a 15 min)
Sugestões (pode escolher uma ou misturar):
- Dramatização: encenar a mãe colocando Moisés no cesto, Miriam observando e a princesa encontrando o bebê.
- Desenho: entregar desenho em preto e branco do bebê Moisés no cestinho (como a imagem que você pediu antes).
- Cestinho da confiança: cada criança desenha ou faz um cestinho de papel e escreve dentro algo que quer confiar ao cuidado de Deus.
6) Conclusão e oração final (5 min)
Diga: Deus protegeu Moisés porque tinha um plano especial para ele. Da mesma forma, Deus também tem um plano para cada um de nós e sempre cuida da nossa vida.
Oração final: Senhor, obrigado porque Tu cuidas de nós todos os dias. Assim como protegeste Moisés, ajuda-nos a confiar no Teu cuidado e no Teu plano. Em nome de Jesus, amém!no Teu cuidado em todos os momentos. Em nome de Jesus, amém!














