post-image

Mensagem da Ceia de Novembro de 2017 - Em Cristo

A expressão “Em Cristo” aparece 80 vezes no novo testamento. O Apostolo Paulo foi quem mais utilizou essa expressão.  Mas, o que significa “estar em Cristo”? Como podemos “estar em Cristo”? Quais são as características daqueles que “estão em Cristo”?

O que significa “estar em Cristo”?
 
• Estar em Cristo é: Reconhecer que não somos merecedores de nada. Mas que a Graça de Deus por meio de Cristo Jesus nos alcançou Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
 
• Estar em Cristo é: Viver livre da condenação do pecado e da morte - Romanos 8:1-2
1 - PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
 
É entender que eu tenho um espirito que possui uma alma que habita em um corpo.
 
• Estar em Cristo é: Pertencer ao Reino da Graça. 
 
Romanos 6:11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 12 - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 13 - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
 
• Estar em Cristo é: Ter uma nova compreensão do que é ser abençoado.
 
Efésios 1:3-7
3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 - Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7 - Em quem TEMOS a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
 
Em cristo temos as bênçãos de:
 
- Termos Redenção: Libertação do Domínio do pecado na carne.
 
- Termos Remissão: Perdão dos pecados de rebeldia contra Deus.
 
- Termos herança: Nos tornamos filhos de Deus.
 
Como é bom estar em cristo! (sou grato por tudo que tenho...)
 
Uma vez que temos sido alcançados por tamanho favor e amor de Deus, precisamos corresponder a este favor e a este amor manifestando a vida de Cristo em nós.
 
Quais os sinais na vida daqueles que Estão em Cristo Jesus? 
 
• Estar em Cristo é: Ser nova criatura
 
João 3:7b - Necessário vos é nascer de novo. (ainda é necessário) 
II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura “É”; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 
Efésios 4:24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
 
Estar em Cristo é uma decisão de estar em uma posição. A posição de Justo e Santo. 
 
I Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 
 
• Estar em Cristo é: Viver uma vida de dependência gerada pela palavra.
 
João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

João 15:7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
 
• Estar em Cristo é: ter uma vida frutífera que glorifica a Deus. (no GCEU, etc)
 
João 15:2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 

João 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Estar em Cristo é: Ser habitação de Deus. 

João 14:23 - Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
 
Conclusão: Aqueles que estão em Cristo, compreendem que suas vidas não são suas. Mas, Dele. E vivem por ele e para Ele.