post-image

14 dias de intimidade com Deus - Venha teu Reino

Nos dias 02 a 15 de Maio teremos 14 dias de oração e jejum
Se estudarmos a Bíblia com profundidade, veremos que Jonas foi um profeta muito usado por Deus na sua época. Foi durante o seu ministério que as fronteiras de Israel foram restauradas, 2 Reis 14.25. Muitos estudiosos acreditam que o profeta foi contemporâneo de Eliseu e se tornou discípulo deste.
O que teria acontecido com Jonas? Por que decidiu desobedecer a Deus e fugir? Por que aquela ordem divina o deixou tão oprimido? Por que flertou com a morte pela primeira vez, quando o navio estava naufragando e disse aos companheiros de viagem que o jogassem ao mar, e pela segunda vez, ao pedir ao Senhor que lhe tirasse a vida?
Jonas teve experiências incríveis. Foi engolido por um grande peixe, permaneceu dentro dele por três dias e depois foi vomitado em terra firme. Em Ninive, teve a oportunidade de vivenciar a maior conversão registrada na Bíblia. Foram 120 mil pessoas que se arrependeram e se voltaram para Deus. 
“Toda uma cidade foi transformada”!
Mas, certamente, a maior experiência de Jonas foi aquela em que Deus abriu o coração e lhe expôs a incomensurável compaixão que sentia pelos perdidos, em Jn 4.11: (...) e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Ninive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? 
As experiências vivenciadas por Jonas têm muito a nos ensinar. É sobre isto que vamos meditar nestes 14 dias de jejum e oração.

1. Sobre o jejum
Na Palavra de Deus, o jejum está ligado à abstenção de alimentos para finalidades espirituais. Não é greve de fome com o fim de barganhar com Deus e "merecer" sua bênção. Não é dieta para propósitos físicos. O jejum é para concentrar-nos em objetivos espirituais.
Muitas pessoas não gostam do jejum porque o associam a práticas extremistas da Idade Média, ao farisaísmo, a algum tipo de penitência, ou simplesmente porque têm medo de sofrer problemas físicos como dores de cabeça, fraqueza ou tonturas. Esses são pensamentos de engano que o inimigo insiste em colocar em nossa mente.
O fato é que, na verdade, a oração e o jejum são extremamente benéficos para a vida do crente. Jesus os praticou e fortemente os recomendou aos discípulos. Quando tratou do jejum, o Mestre se preocupou com a questão da verdadeira motivação, Mt 6.16-18. Não podemos pensar que o jejum tenha poder de mudar a Deus ou forçá-lo a fazer algo que ele já tenha dito que faria. Precisamos entender que o jejum está centrado em Deus: é para buscá-lo, para adorá-lo, para dedicar-nos totalmente a ele e experimentarmos a sua vontade para nós. A profetisa Ana o adorava com jejuns, Lc 2.37; os profetas e mestres da igreja de Antioquia jejuavam, At 13.2; Deus pergunta para quem jejuamos em Zc 7.5. O jejum e instrumento para a disciplina do corpo, 1 Co 9.27; é uma forma poderosa de humilhar-nos diante de Deus, SI 35.13, Is 58.9,14. A motivação mais forte, contudo, é porque o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo declarou que seus discípulos haviam de jejuar, Mt 9.15. Como resistir a esta expectativa de Jesus?

2. Orientações para o jejum
Para este período de 14 dias de oração e jejum recomendamos que todos façam o jejum de carnes, doces e entretenimento.
Atenção:
Se, por motivo de saúde, você não puder se abster de carne, escolha um tipo de jejum que seja significativo para você; 
Vamos cortar a TV, redes sociais, jogos e outros tipos de entretenimento durante os 14 dias de jejum, investindo o máximo do tempo em oração e leitura da Bíblia.

3. Orientações para a oração:
Estabeleça seus objetivos: Quais são os motivos que estão levando Você a orar e jejuar? Há uma crise pessoal? Você está buscando renovação, direção de Deus ou solução de algum problema? Quando a motivação estiver bem definida dentro de você, estabeleça seus alvos e escreva-os. 
Dedique diariamente pelo menos uma hora completa à oração;
Teremos períodos de oração coletivos para toda a igreja, de 02 a 15 de Maio, nos seguintes dias, horários e locais:
• De segunda a sexta, de 6h30 às 8 horas e de 22hs as 23hs na SEDE;
• Aos sábados, dias 07 e 14 – Oração no Jordão; 18hs as 19hs
• Aos domingos, de 6:30 às 8hs na Sede
• Aos domingos, 30 minutos antes do culto da noites no Jordão (Todos os Oficiais) 
• Mini Vigília na sexta-feira, 06 de Maio, das 21 às 24 horas, na Sede.


Como posso me preparar espiritualmente para esta campanha?
• Peça ajuda ao Espírito Santo. Comece o jejum com arrependimento, confessando cada pecado que ele lhe mostrar e creia no perdão do Senhor,
• Perdoe a cada um que o tenha ofendido. Não ore e jejue com o coração quebrantado;
• Se o seu pecado exige restituição ou conserto com alguém, faça-o logo no começo do seu jejum;
• Encha-se do Espírito Santo: use músicas de adoração, prostre-se diante de Deus de joelhos. Se você fala em línguas, invista tempo orando em línguas,
• Reconheça Jesus como Senhor e recuse-se a fazer sua própria vontade;
• Invista tempo louvando a Deus e agradecendo pelo que ele fará. Encha-se de expectativas pelo mover do Senhor em sua vida. Creia nos milagres e tenha uma atitude de louvor e gratidão. Creia que Deus é o mesmo e não muda, assim como agiu com Daniel, ele fará com você: Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas, Dn 10.12;
• Ao mesmo tempo, faça guerra espiritual. Resista a todos os demônios que têm se levantado contra você, sua família e seu ministério.
• Espere por muita resistência espiritual no início do jejum. São comuns pressões na mente, acusações e desânimo com a finalidade de nos fazer desistir.
• Ore pelos alvos estabelecidos para toda a igreja.

INTIMIDADE
• Pela liderança e seus familiares - pastores, coordenadores, discipuladores, líderes de Células, diáconos e professores;
• Pelos GCEUs - pelas reuniões, unidade, renovação espiritual, transformação de vida dos novos convertidos, pelos líderes em treinamento; eventos de colheita, Encontros com Deus, crescimento e pela multiplicação.
• Pela IMW - Por avivamento espiritual, por operação de maravilhas entre nós, pelas famílias, jovens, crianças e para que sejam frustrados todos os esforços do inimigo para tentar impedir esta obra que é de Deus;
• Pelas igrejas evangélicas do nosso país - para que haja unidade entre nossas igrejas e para que os pastores as liderem com temor e amor do Senhor;
• Pelo Brasil - para que nossos governantes sejam cheios da sabedoria e de temor do Altíssimo na promoção da justiça e na solução dos principais problemas que o pais enfrenta. Que o povo brasileiro se converta ao Senhor e veja a transformação em nossa sociedade quando virem a manifestação da sua justiça, paz e amor.

4. Leitura do Guia Devocional
Durante os 14 dias, todos leremos o Guia Devocional "14 Dias de Initimidade com Deus", contendo 14 pequenas mensagens, uma para cada dia.
• A leitura do Guia Devocional é parte de nossa campanha de jejum e oração;
• Leia todo o livro de Jonas durante esse período;
• Reserve parte do tempo do seu devocional para ler a mensagem e meditar sobre ela;
• Peça ao Senhor para trabalhar intensamente em você de modo que as tremendas promessas dele se tornem realidade em sua vida. O alvo é que você, sua família e seu GCEU seja impactado pelo Pai;
• Não leia o Guia Devocional todo de uma vez. Leia apenas uma mensagem por dia.
Cada mensagem corresponde a um dia de jejum e oração e contém um tema edificante e desafiador.

Estamos prontos para começar. Vamos ser muito abençoados e toda a igreja sentirá o resultado deste grande investimento quando virem o reflexo nos discípulos tornando-se mais fortes e cheios do Espírito Santo. Lembre-se de que os 14 dias de jejum e oração são um desafio para todos: você, sua família e seu GCEU.
Que Deus se agrade de nós e nos abençoe ricamente. 
Tudo somente por ele e para ele!
Pastores da IMW Suruí