post-image

DIA 13 - INDO ALÉM

Agora, SENHOR, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver. Então o SENHOR Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas ... Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se ... Mas Deus disse a Jonas: "Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?... Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. (4:3-10)

Não é estranho o sentimento de Jonas após o livramento da cidade? A impressão que se tem é que ele ficou deprimido, a ponto de pedir a morte. Mesmo após uma experiência maravilhosa, quando uma cidade inteira se rendeu aos pés de Deus, Jonas ainda mantinha o mesmo coração insensível.

O profeta Elias passou por experiência semelhante. Você se lembra. Ele orou e Deus mandou fogo do céu em resposta. Aquilo serviu para desmascarar os profetas de Baal e todo o culto idólatra que havia em Israel. Entretanto, Jezabel, esposa do rei, ameaçou matá-lo e por isso ele fugiu e pediu a morte ao Senhor. Assim como Jonas, Elias entrou em depressão, após uma experiência maravilhosa.

Sobre vestir a armadura de Deus em Ef 6.10-18, Paulo declara que essa armadura tem três propósitos:
(a) Ficar firme, oferecer resistência contra as ciladas do Diabo porque a nossa luta não é contra carne e sangue;
(b) Resistir no dia mau. Crente tem dia mau;
(c) Após o combate, permanecer inabalável.

Veja que mesmo após a vitória pode haver tribulações e dificuldades. Foi o que aconteceu com Elias e Jonas. Deus, porém, restaurou tanto um quanto o outro.

Faltava ainda algo a ser feito na vida de Jonas. Faltava ainda uma experiência. Jonas precisava ainda ser tratado pelo Senhor porque aquele que começou a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus, Fp 1.6. Glória a Deus por isso.

Jonas não conseguia se alegrar com aquela situação. Ainda olhava para os ninivitas como inimigos. O Senhor, então, dá a ele a experiência da planta e mostra-lhe o seu coração. Precisamos conhecer o coração de Deus!! Um coração cheio de compaixão e de amor incondicional pela sua criação.

Jonas precisava ir além. Você não precisa?