1) É Bíblico...

Porque foi o modelo utilizado por Moisés.
Porque foi o modelo utilizado pela igreja primitiva.

2) Tem História

Wesley foi um homem usado por Deus com muitos dons e em muitos ministérios. Conhecemos a história do metodismo através da ação social, da educação, do movimento social para mudanças de leis e defesa dos menos favorecidos, no entanto, a base onde o metodismo se sustentava era os GCEU. Ele foi responsável pela organização eclesiástica do movimento metodista que não era aceito pela igreja anglicana.

3) Nasceu no coração de nossa liderança...

Mesmo antes do Pastor Eliseu Gomes, nossa igreja já trabalhava com pequenos grupos, mas não de forma oficial por nossa região.

4) Foi testado e aprovado

Encontramos dezenas de livros e existem testemunhos de várias igrejas de várias denominações que têm demonstrado a eficiência deste modelo eclesiástico. Em nossa igreja, aqueles que têm levado a sério este modelo de pastoreio, têm colhido muitos frutos.

5) Tem objetivos claros

1º - Ganhar almas para Jesus (bote salva-vidas).
2º - Promover comunhão e unidade.
3º - Aprofundamento bíblico.
4º - Diminuir a carga pastoral.

6) Seu modelo Administrativo é econômico

Porque não gera despesa do funcionamento do prédio da igreja e com o líder eclesiástico. Todos são voluntários nesta obra.

7) Sua estrutura é simples e de fácil aplicação

Ela é simples porque acontece nas casas, com um dia pré-definido em um lar fixo durante o ano. Necessita apenas de um anfitrião disposto a exercer o dom da hospitalidade e que tenha amor pelas almas, e um facilitador que conduza a reunião (não precisa ser um mestre, mas uma pessoa ensinável e que possa conduzir a reunião permitindo que os convidados tenham oportunidade de compartilhar e se sintam importantes).

8) Oferece ajuda ao ministério Pastoral

Os facilitadores são as principais ovelhas do pastor, pois o cuidado com eles permitirá que o restante do rebanho seja bem cuidado. O facilitador é o co-pastor e o braço do pastor dentro dos lares.

9) Trabalho consistente de médio para longo prazo (permanece atuante)

É algo que demanda tempo e trabalho, mesmo depois da estrutura formada; no entanto, é um modelo frutífero. Nas igrejas que não foram implantadas, leva de 1 a 2 anos para os GCEUs se tornarem sólidos e o povo estar dentro da visão.

10) Um modelo sólido de visão Pastoral (cuidado)

É um ministério base para a igreja, pois cuida diretamente do pastoreio da igreja. Através dele, os membros são acompanhados de perto e suas necessidades supridas. A igreja que pratica GCEU está dentro da visão bíblica, histórica do metodismo e dentro do modelo que gera mais crescimento às igrejas na atualidade.