post-image

Um chamado com promessas

QUEBRA GELO:

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 12:1-7

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

HISTÓRIA
A história de Abrão: Um homem que confiou em Deus
Abrão morava na cidade de Harã. Um dia, Deus falou com ele e pediu que saísse da sua terra, deixasse a família e fosse para o lugar que Ele mostraria.

Deus prometeu que Abrão seria pai de uma grande nação, tão numerosa quanto as estrelas do céu e os grãos de areia da praia.

Mesmo sem saber para onde iria, Abrão confiou em Deus. Ele obedeceu e partiu com sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló.

Depois de algum tempo viajando, Abrão acampou em um lugar chamado Siquém. Lá, Deus apareceu novamente e disse que aquela terra seria dada a todos os seus descendentes.

Abrão ficou muito feliz e construiu um altar para adorar a Deus.

O QUE PODEMOS APRENDER COM ESSA HISTÓRIA?

  • Abrão respondeu ao chamado de Deus e deixou que Ele o guiasse.
  • Nossa fé não pode depender só do que vemos.
  • Quando deixamos que Deus guie nossos passos, vivemos as Suas promessas!

ROTEIRO
Tema: Abrão confiou em Deus
Texto base: Gênesis 12:1-7
Duração total: cerca de 40 a 50 minutos

1) Boas-vindas e oração inicial (5 min)

  • Receba as crianças com alegria.
  • Faça uma oração curta e simples, agradecendo pela presença de todos.

2) Quebra-gelo (5 min)

Você iria?
Pergunte: "Se Deus pedisse pra você sair de casa sem dizer pra onde vai, você iria?"
Escute as respostas com leveza. Não precisa forçar respostas espirituais, apenas estimule a participação.

3) História bíblica (10 min)

  • Conte a história de Abrão na carta.
  • Pode usar figuras impressas, bonecos ou apenas gestos e expressões para tornar mais envolvente.

4) Aplicação e conversa (10 min)
Perguntas para conversar com elas:

  • O que Deus pediu para Abrão?
  • Abrão sabia para onde estava indo?
  • Por que ele foi mesmo assim?
  • O que isso nos ensina sobre confiar em Deus?

5) Atividade criativa (10 a 15 min)
Sugestões:

  • Desenho de Abrão na caminhada: cada criança desenha Abrão viajando com sua família e animais.
  • Estrelinhas da promessa: Dê papel escuro e adesivos de estrelas. Escrevam juntos: “Deus cumpre Suas promessas.”
  • Jogo rápido: Siga o guia – uma brincadeira simples onde uma criança guia e as outras seguem, reforçando a ideia de confiar.

6) Conclusão e oração final (5 min)
Reforce a ideia que Assim como Abrão confiou, nós também podemos confiar em Deus! e depois ore com eles para que aprendam a confiar mesmo sem entender tudo.

Baixar carta