post-image

Idolatria

QUEBRA GELO: Alguma coisa já tomou o lugar de Deus na sua vida?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Quando você pensa sobre esse tema “idolatria” pode parecer algo bem distante da nossa vida, mas quando vamos entender os seus significados e o que é de fato idolatrar algo ou alguém, percebemos que é muito mais comum que possamos imaginar. Na última live do START falamos que um dos significados de idolatria é: excesso de amor; admiração de maneira exagerada; portanto, sendo assim, será que nunca fizemos isso com coisas ou pessoas? (Compartilhar). Então é fácil entender que idolatria é tudo aquilo que toma o lugar de Deus na nossa vida. E isso acontece lá no Éden, vamos ver o que a bíblia diz acerca disso?

1º O homem NÃO trocou Deus pela serpente, trocou Deus para satisfazer as suas próprias vontades. Qual foi a proposta da serpente para Eva? Gênesis 3.5 “Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal”. Percebem que a serpente não “reivindicou” para ela a adoração, ela apenas diz para o homem, você pode ser Deus sobre si mesmo. Como se o convite da serpente fosse para que eles cultuassem a si mesmo. E será que não fazemos isso? Por vezes trocamos o governo de Deus na nossa vida, pelos “apetites” carnais, assim como no Éden, a sede pelo conhecimento de Adão e Eva naquele momento de experimentar um fruto proibido. Pastor Leandro Vieira diz que a “idolatria destrona Deus e entroniza o homem”. Cuidado para não querer ser o “deus” da sua vida, dando lugar as suas próprias vontades.
Sendo assim, algum DESEJO já tomou o lugar de Deus na sua vida? Identifique, vamos orar?

2º Idolatria não é só culto a imagens, mas também a vida centralizada no prazer pessoal. Falamos sobre isso na terça também na live, que idolatria é quando buscamos Deus só por aquilo que ele pode nos oferecer. Como assim?
Idolatria também é quando você oferece um culto querendo algo em troca, então se você vai ao Senhor cultua-lo só para se beneficiar, estando mais interessado no seu prazer pessoal e só naquilo que Deus pode te oferecer isso também é cultuar a si mesmo. Paulo nos ensina em Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Ou seja, que vai voluntariamente ao altar, e ENTREGA suas vontades, desejos, como um sacrifício vivo, isso é culto ao Senhor, quando vamos até ele entregar e não só satisfazer o nosso prazer pessoal.
➢ Você já se encontrou nessa situação diante de Deus? Reflita, vamos orar.

3º Como então se livrar da idolatria? /CONCLUSÃO
➢ Identificando como fazemos isso no nosso dia-dia e abandonar tais práticas;
➢ Amar mais a Deus que todas as suas vontades;
➢ Permitir que Deus tenha o governo da sua vida;
Porque Idolatria nada mais é do que a tentativa fracassada do homem de governar a sua própria vida.

Baixar carta