post-image

Lei de Deus

QUEBRA GELO: Qual foi o lugar mais bonito que você já foi?

PASSAGEM BÍBLICA: Sl.19:7-14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: O Salmo 19 é uma celebração à sabedoria de Deus na Criação. O salmista chega a declarar que mesmo não havendo linguagem humana é possível ouvir a voz de Deus por meio da sabedoria expressa na criação o Apostolo Paulo disse o mesmo em Romanos 1: 20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

É interessante entendermos que essa criação, segue princípios definidos para que a expressão da sabedoria de Deus seja benéfica (boa) e para que tudo funcione com perfeição.

1º Pergunta: Você já fez algo que não colaborou com a vontade de Deus? As consequências foram boas ou más? (Caso alguém diga que não fez diferença. A resposta é: fez sim, tento que você se lembra. E isso já é você testemunhando contra você mesmo.)  

Para que tudo funcionasse com perfeição na criação Deus estabeleceu Leis que possuem como objetivo, não simplesmente restringir mas possibilitar o bom funcionamento das coisas. (Ex. Lei da gravidade, Lei da genética (cada ser só é capaz de reproduzir seres de sua própria espécie), Lei da dinâmica, etc.)

Na nossa vida espiritual também é necessário observarmos as leis. A bíblia nos relata claramente da existência de duas: Romanos 8:2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.    

Bom, o texto é autoexplicativo: Quem quiser viver sob a Lei do pecado (faça o que você quiser como você quiser) colherá morte.  Interessante é que todos nós estamos debaixo desta Lei. Todos nós cometemos pecado. Rm3:23. Mas Deus na sua infinita sabedoria nos proporcionou outra Lei para vivermos. Outro ambiente e Ele chamou de Lei do Espírito.

Gálatas 6:8 - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção (morte); mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Como podemos viver sob a Lei do Espírito?

1º- Precisamos aceitar sermos guiados pelo Espirito de Deus.
Romanos 8:13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Salmos 19:7 - A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.

2º- É necessário nos revestir do novo homem.
Efésios 4:24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (não viver de aparência).

3º- Creia e Confie na lei de Deus.
Salmos 19:9 - O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.

Conclusão: O Salmista termina fazendo um pedido a Deus. Salmos 19:14 - Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! 

A bíblia nos diz que Jesus teve uma vida irrepreensível por que Ele tinha como proposito agradar ao Pai. Que a nossa vida tenha como objetivo ser como Jesus. Viver sob a Lei de Deus para agradar ao Pai.

Baixar carta