post-image

Características de Um Discípulo de Jesus

QUEBRA GELO: Peça que compartilhe uma qualidade ou hábito que considera fundamental em um discípulo. Pode ser algo que admirem em outras pessoas ou que estejam se esforçando para cultivar em si mesmo.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Lucas 6:47: ?? Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. 
Estamos em um mês em que estamos sendo desafiados a sermos copias de jesus, e ser um discípulo significa ser um imitador de Jesus.
A conversão implica uma mudança de vida. 
Não fazemos mais parte da multidão que apenas ouve a palavra, mas nos tornamos discípulos praticantes da palavra. Vejamos algumas características, de como ser um discípulo de Jesus:

1º Os discípulos chegam perto
A primeira coisa que jesus pontua aos seus ouvintes é: aquele que vem a mim. Já pensou o que isso significa?
A primeira coisa é: 
a) Significa nega a si mesmo. ²³ Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23
Devemos deixar nossas vontades e prazeres de lado para podermos andar perto de Jesus, Pedro por exemplo decidiu seguir a Jesus no dia que teve a maior pesca na história da sua vida, Paulo tinha uma carreira muito bem consolidada e poderia querer manter posições, alguns outros para chegarem ao mestre tiveram que quebrar a vergonha e até tabus da época mais para eles nada era mais importante do que seguir e estar com jesus.
b) Significa alçar descanso. Ao ler esse versículo sobre negar a si mesmo parecia algo extremamente pesado, e eu entrava em conflito porque falavam que o evangelho é leve, os dois são possíveis sim pois Jesus sempre estará conosco. Os impossíveis dos homens, são possíveis para Deus. ²? "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28
Quando você vai até Jesus você alcança descanso, mesmo durante uma tempestade Jesus descansava no barco, Jesus está aqui hoje querendo oferecer descanso aos discípulos que o estão seguindo.
c) Significa ter sua fome saciada:  ³? Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. João 6:35 - Jesus operou sim milagres de multiplicação de pães. Porém assim como ele respondeu a satanás no deserto, nem só de pão vivera o homem mais de toda palavra de Deus, quando vamos até jesus somos saciados, “todo homem tem um vazio do tamanho de Deus”

2º Os discípulos escutam
a) Conhece a voz do pastor assim como as ovelhas:  ²? As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  João 10:27 Você reconhece a voz do seu pastor?
Só escuta com clareza aquele que está perto, os que estão longe escutam distorções ou dependendo nem escutam. Como você tem ouvido a voz do mestre?
b) Enquanto estiver ouvindo ninguém pode arrancar da mão do pastor: ²? Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. João 10:28
É viver descansando nele o salmo 23 já diz o senhor é meu pastor e de nada terei falta.
Os problemas tem sufocado e te distanciado? Ouça a voz do Pastor. Ouça a voz de Jesus. João 10:10 O ladrão veio para roubar e destruir. Eu vim, para que tenham vida. E a tenham em abundância. 

3º Os discípulos praticam
a) Se tornam felizes: ²? Ele respondeu: "Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem". Lucas 11:28 - Os discípulos de jesus vivem felizes e contentes independente da situação já dizia o irmão lazaro” vou passando pela prova dando gloria a Deus”.
O mesmo salmo 23 que diz que o senhor é nosso pastor, diz que ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque tu estas comigo.
b) Não podem ser abalados. ?? É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Lucas 6:48
Um discípulo que vem, ouve e pratica não é abalado por noticias, politica ou circunstância pois está fundamentado na rocha que é cristo. 

CONCLUSÃO
Hoje é dia de considerarmos tudo que não é cristo como perda e devemos nos apoderar do poder da sua ressureição que nos capacita para sermos discípulos, pequenos cristos em qualquer lugar que nós vamos passar.
?? Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.  Lucas 6:48,49.
Chega de viver uma vida de tolo que ouve ou não pratica hoje é noite de nos posicionarmos e mudarmos a nossa mente.

Baixar carta