post-image

Somos Justiça de Deus

QUEBRA GELO: Pergunte se alguém está com sede e entregue um copo com água para ele, mas antes de tomar a água ele deverá compartilhar com todos quando foi que sentiu mais sede em toda a sua vida. Mostrar, então, que o nosso desejo de que a justiça de Deus se cumpra deve ter a mesma intensidade

PASSAGEM BÍBLICA: Romanos 1:16-18

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: A palavra evangelho significa “Boas Noticias”. Mas, quais boas noticias são estas?

a) Que Deus sabe que todos nós somos pecadores e incapazes de praticar a justiça por nós mesmos. E por isso ele estabeleceu uma forma de nos Justificar (nos tornar justos). Você lembra da explicação sobre a justificação da carta justos ou injustos? Então, esta é uma das boas noticias do evangelho de Jesus.

b) Deus nos oferece a Justificação, por meio de sua Graça. (graça é favor imerecido). Você pode ser salvo mesmo não merecendo. Isto também é uma das “boas noticias” do evangelho de Jesus

c) A forma pela qual Deus estabeleceu para termos acesso as consequências do evangelho é a Fé no Sacrifício de Jesus na Cruz e sua ressurreição. Romanos 4:24 - Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação. 

Logo, podemos ser chamados justos e consequentemente SALVOS da Ira de Deus. Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Então, quando praticamos boas obras, estamos sendo instrumentos de Justiça
(Romanos 6:13) obs. Não deixe de ler

COMO PODERMOS SER JUSTIÇA DE DEUS HOJE?

1° PRECISAMOS TER A PALAVRA DE DEUS COMO REGRA DE FÉ E PRÁTICA.
II Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir (responder), para corrigir, para instruir em justiça; 17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.  Muitos acreditam que sua consciência é suficiente para definir se o que estão fazendo é correto ou não. (muitos dizem Deus conhece meu coração e julgam ser isso o suficiente para definir seus atos. Sem considerarem o que Deus diz em sua palavra).

2° É NOSSA RESPONSABILIDADE PRATICAR A JUSTIÇA. MESMO QUE ESTEJAM SENDO INJUSTOS CONOSCO.
Salmos 106:3 - Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos.
Muitos acreditam que estão vivendo o evangelho. Mas não estão. Por que ao invés de amar, exigem ser amados. Ao invés de perdoar exigem perdão, ao invés de dar, vivem exigindo. Utilizando-se das falhas alheias para delas ter direitos ou ao invés de servir, exigem ser servidos.

3° PRECISAMOS SER OS PRIMEIROS A PRATICAR A JUSTIÇA SOCIAL.  Ler Isaias 58:6-11
Quando em nosso trabalho, escola ou comercio, nos praticamos o que é justo. Deus promete nos abençoar com abundancia. 

CONCLUSÃO: (Peça que cada um leia um dos textos. Solicite que sejam abertos com antecedência). 
Quero aqui apontar algumas áreas que podemos e devemos praticar a Justiça e sermos chamados Justiça de Deus:
a) Não procrastinarmos as dívidas. (pagar em dia ou assim que tiver os recursos). Rm.13:7-8.
b) Não pagarmos salários injustos. (Colossenses 4:1)
c) Não termos medidas e pesos falsos. (Provérbios 20:10)
d) Não termos ganhos desonestos (provérbios 20:14 1Timóteo 3:3)
e) Não recebermos nem darmos subornos (Salmo 15:5, Provérbios 17:23) 
f) Perdoar os que nos tem ofendido. (Mt.6:12)

ATENÇÃO: Inscrições Para o Retiro do coração Abrasado 06 a 08/10. Devem ser feitas em cada GCEU. Obs. Podem ser inscritos pessoas não crentes.  

Baixar carta