post-image

Série da reforma - somente a escritura

QUEBRA GELO: Objetivo: Testar o conhecimento dos alunos acerca da Bíblia. Material: Papel e caneta. Procedimento: Faça tiras de papel e escreva as seguintes frases: - A bíblia diz: Quem não vem pelo amor vem pela dor, - A Bíblia diz: Fazei o vem, sem olhar a quem, -A Bíblia diz: O cair é do homem, e o levantar é de Deus, - A Bíblia diz: Eu venci o mundo, e vós vencereis, - A Bíblia diz: A Palavra de Deus se renova a cada manhã. Atenção as frases acima não estão na Bíblia Sagrada. A Bíblia diz: Anda com os sábios e serás sábio, - A Bíblia diz: A morte e a vida estão no poder da língua, - A Bíblia diz: Levai as cargas uns dos outros, - A Bíblia diz: Ninguém vos engane com palavras vãs. Já estas últimas frases são versículos bíblico. Mostre a caixa aos membros do GCEU e diga quem nela existem frases e versículos bíblicos. Peça que cada aluno retire um papel e leia em voz alta para todos. Pergunte-o se a frase é ou não é versículo bíblico. Depois faça a mesma pergunta para o grupo. Quando não se tratar de um trecho das Sagradas Escrituras, o papel deverá ser rasgado e jogado na lixeira. Ao término diga ao GCEU que precisamos conhecer a Bíblia e não os clichês. Leia com eles a Epístola aos Gálatas 1.7-9

PASSAGEM BÍBLICA: Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
II Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: INTRODUÇÃO: O Relativismos (corrente de pensamento que questiona as verdades universais do homem, tornando o conhecimento subjetivo e dando ênfase aos sentimentos).

LOUVOR: Tua Palavra – Paulo Cesar Baruk

Tem se espalhado em muitas áreas da nossa sociedade. Algumas dessas influencias podem ser identificadas. Vejamos: Um homem pode casar-se com outro homem. Assim como uma mulher com outra mulher. Pois o que importa é o amor. Não tem problema, não nos casarmos no papel. Pois o que importa, é que estejamos juntos. Vou dar uma festa, sou cristão. Mas meus amigos não; então vou comprar umas cervejas para eles.  I coríntios 10:23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

Você tem vivido uma vida Cristã relativa (aceita a bíblia enquanto ela apoia seus interesses) ou uma vida Cristã Verdadeira (A Bíblia é a palavra de Deus e eu a observo como tal).?

Na época da Reforma, havia uma corrente teológica que dizia que as palavras do Papa tinham o mesmo peso das escrituras sagradas. Fato esse negado pela própria escritura. II Pedro 1:20 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO. 21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (Não importa se é o Papa ou o Pastor se não está na Bíblia não pode ser tomado como uma verdade absoluta).  Logo Quais as afirmações que podemos fazer sobre a Palavra de Deus?

1º A palavra de Deus (a Bíblia) é a verdade sobre a vontade de Deus para o homem.

João 17:17 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

A bíblia não foi inspirada por Deus para explicar como Deus criou a terra. Mas sim, o que Deus fez e vai fazer com o homem. A bíblia santifica a nossa vida. Dentro desse prisma, o princípio do Sola Scriptura afirma que a Bíblia Sagrada é a única regra de fé e prática do cristão; é onde se encontram os fundamentos da Teologia Cristã. Não são a tradição, os credos, as revelações humanas, os concílios ou o que autoridades espirituais afirmam. Não! A autoridade dos cristãos e da igreja é a Escritura – inspirada por Deus, inerrante e suficiente.

2º Jesus é a encarnação das escrituras. Sua vida, ensinos e exemplos devem ser vividos por todos os cristãos.

João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

CONCLUSÃO: (peça para todos repetirem) "A menos que possa ser refutado e convencido pelo testemunho da Escritura e por claros argumentos (visto que não creio no papa, nem nos concílios; é evidente que todos eles frequentemente erram e se contradizem); estou conquistado pela Santa Escritura citada por mim, minha consciência está cativa à Palavra de Deus. Não posso e não me retratarei, pois é inseguro e perigoso fazer algo contra a consciência…Que Deus me ajude. Amém!" discurso de Lutero 
 

Baixar carta