post-image

Olhos Abertos

QUEBRA GELO: Você precisa de óculos? Por que?

PASSAGEM BÍBLICA: Leia: Gênisis 3:7-8

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia: Gênesis 3:7-8
INTRODUÇÃO: Vamos então falar sobre aquele ponto em Gênesis que terminou com a ordem perfeita de Deus. Num instante tudo mudou e virou de cabeça para baixo e em Gênesis 3:7, nesse momento fatídico lemos: «E seus olhos foram abertos…».
O texto completo nos informa assim: “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”.

O que isso significa, que os olhos de Adão e Eva foram abertos? Sim, Adão e Eva perceberam, pela primeira vez, que estavam nus, mas foi muito mais do que apenas isso. De acordo com as Escrituras, a queda não foi simplesmente um dos eventos na história da criação, foi um cataclismo global, uma mudança total no status do universo. O que a Bíblia descreve como «os olhos (de Adão e Eva) sendo abertos» é uma das manifestações e consequências mais significativas e fundamentais desta mudança global. Adam e Eva, que até então tinham visto Deus em sua realidade, e viam tudo somente em sua luz e a luz de sua realidade, começaram a ver o mundo com uma visão nublada e pecaminosa, que daquele momento em diante se tornou, e tem permanecido, a visão da realidade da humanidade.

Pergunta: O que você está enxergando em sua vida?
Adão e Eva enxergaram o mal no paraíso. (Eva acreditou que Deus estava ocultando deles algo melhor e Adão a seguiu).
Agora Leia: Lucas 24:30-31
Existe um paralelo entre os dois episodios relatados na bíblia. Vejamos:
1º Abrir os olhos com serpente afastou o homem de Deus. Mas, Jesus abriu os olhos para as escrituras. Lucas 24:27 - E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. No Éden adão fugiu da voz de Deus. Mas Jesus se aproximou dos discípulos com a palavra de Deus. Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Pergunta: Você sabe algum versículo? Qual?

2º A Serpente não foi convidada para conversa. Mas Jesus deve ser convidado.
Lucas 24:29 - E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Jesus permanece com aqueles que o desejam.
Pergunta: Quando você pediu para Jesus entrar em sua casa? Você deseja isso hoje?

3º Assim como no Éden o comer o fruto afastou o homem de Deus. No Caminho de Emaús o comer do pão aproximou os discipulos.
I Corintios 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. Impressionante como uma mesma atitude pode ter consequencias distintas. Isso por que a questão não esta NO que você faz. Mas sim para que você faz. I Corintios 10:31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Glorificar a Deus é obedecê-lo.
Pergunta: Qual área da sua vida Deus tem sido glorificado?

CONCLUSÃO: Ao final dessa experiência os discípulos voltaram para Jerusalém e tornaram-se testemunhas da ressurreição de Jesus. Se você tem comido do “pão da vida” você precisa testemunhar!

Baixar carta