post-image

Somos filhos de Deus

QUEBRA GELO: O que você aprendeu na infância que até hoje você repete?

PASSAGEM BÍBLICA: 1 João 3:1-8

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Sob a luz das Escrituras, os verdadeiros filhos de Deus são os que creem em Senhor JESUS Cristo (João 1:11-12). Este privilégio não é alcançado por herança, por merecimento ou vontade humana, mas pela fé.
João 1:13 diz Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. A Bíblia é clara ao afirmar que são filhos de Deus somente os que receberam a JESUS Cristo como Senhor, e que creem no Seu nome.
A Bíblia nos ensina que todos são criação de Deus (cf. Colossenses 1:16), mas que apenas aqueles nascidos de novo são filhos de Deus (João 3:3, Romanos 8:16)
Pergunta: O que é necessário para se tornar filho de Deus?
Existem ainda outras características dos filhos de Deus:
1º Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado.

Leia: 1 João 3:9 – 1 João 5:18 – Em ambos os textos a grande característica dos filhos de Deus é não viver na prática do pecado. Existem pessoas que chamam de problema o que Deus chama de pecado. Alguns dizem: eu tenho esse “problema”. Mas na verdade é um pecado. Problemas se resolvem. Mas o pecado se renúncia.
Pergunta: Você tem problema ou pecado? Leia:1 João 1:9

2º Todo filho de Deus anda na luz.
Sabemos que somos filhos de Deus porque andamos na luz (1 João 1.5–7).
Nosso estilo de vida está aos poucos se conformando ao que Deus nos revelou sobre sua natureza e vontade. No verso 8 de 1João 1 diz que não podemos dizer que não temos pecados e no 9 temos a solução para tal constatação. Isso é andar na luz. É reconhecer-se pecador, mas não praticante de pecado. É reconhecer que deseja pecar. Mas no poder da palavra e pelo Espírito decidir não pecar.
Pergunta: Você costuma ocultar seus erros? Leia: João 3:19-21

3º Os filhos de Deus amam os outros irmãos, desejam comunhão com eles e procuram servi-los em atos e em verdade (1João 2.9–11). O primeiro homicídio registrado na bíblia foi de Caim que matou Abel seu irmão (Gênesis 4:8-10).
Quando Deus perguntou a Caim, onde estava o seu irmão. Caim irou-se com Deus por perguntar pelo seu irmão. Os que são filhos de Deus se preocupam, e se interessam pelos outros irmãos. Desejam estar juntos e compartilhar a vida com eles. A bíblia possui muitas palavras que reafirmam esse princípio do “uns aos outros”

CONCLUSÃO: Acredito que a grande característica do filho de Deus está, no fato de buscar sempre agradar e fazer a vontade do Pai. Jo.8:29 E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado só porque eu faço sempre o que lhe agrada.

Baixar carta