post-image

Quando o verbo se fez carne

PASSAGEM BÍBLICA: João 1:14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Dentre todos os acontecimentos na vida de Jesus Cristo, a encarnação é uma das maiores demonstrações de sua obediência ao Pai e amor por nós. Paulo o apostolo escrevendo aos filipenses classifica tal atitude da seguinte maneira: Filipenses 2:6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. Em outras palavras: Jesus Não sentiu-se roubado de sua natureza divina, mas decidiu deixar sua forma eterna e vir viver de forma terrena, tornando-se servo do tempo e do espaço e para poder viver assim tornou-se homem. É isso que a encarnação de Jesus representa. O abrir mão de direitos para que outros sejam beneficiados. Mas o Apostolo Paulo confronta a Igreja dos Filipenses quando antes de disser o que Jesus fez. Ele diz que a Igreja deveria imitá-lo. V.5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

MEMORIZAR VERSÍCULO: João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O que a Igreja de Cristo precisa fazer para tornar uma realidade esta orientação do Apostolo Paulo

I – A Palavra precisa ser encarnada. (O Logos de Deus o Cristo precisa ser visto nos cristãos).
- Como uma prática de vida -
Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos

- Com resultados visíveis - Tiago 2:17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta

A experiência de encarnar a palavra estabelece novas prioridades de vida.

Jesus disse:
Prioridades Materiais - João 4:32 - Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 34 - Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.

Prioridades Emocionais -
João 5:30 - Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

Prioridades Espirituais - Mateus 9:36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. 37 - Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.


II – A Palavra precisa habitar entre nós – (O Verbo precisa ser uma prática cotidiana)
No Livro do Profeta Amós Deus exorta ao povo, para que não o busquem de forma religiosa. Mas que pratiquem a Justiça (Justiça Social).

Pois Deus não tem prazer em Grandes construções ou em lugares sagrados.

Amós 5:4 - Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: BUSCAI-ME, E VIVEI. 5 - Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada. 6 - Buscai ao SENHOR, e vivei, para que ele não irrompa na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague.


Deus não tem prazer em grandes Celebrações – (Que festa!)

Amós 5:21-23
21 - Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. 22 - E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. 23 - Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.

Deus tem prazer em um povo (uma Igreja) que revele a sua presença

Amós 5:24 - Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.

Efésios 3:10 - Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, 11 - Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 - No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

I João 3:16 - Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.17 - Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 18 - Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

A presença de Deus manifesta-se por meio do amor ao próximo quando praticamos a justiça social podemos dizer que o verbo habita entre nós. (falar um pouco do centro cultural).

III – A palavra precisa ser Glorificada. Vimos a sua Glória
Romanos 8:19 - Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

Ilustração: “Certo Jovem movido de compaixão foi evangelizar em uma área de seu bairro conhecida por ser frequentada por pessoas com praticas pecaminosas. Ao abordar um outro jovem nesse local, fez a declaração a qual ele tinha plena convicção. Ele disse: Jesus te Ama. O outro jovem alcolizado olhou para ele com olhar de questionamento e disse: Jesus me ama? Se Jesus me ama, onde ele estava quando fui abandonado na porta deum orfanato? Onde ele estava quando fui abusado nesse mesmo orfanato? E onde ele estava quando a mulher que pensei ser a mulher da minha vida me abandonou levando meu único filho. Se Jesus me ama, onde ele estava em cada um desses momento? O Jovem Cristão respondeu: Meu amigo eu creio que Jesus estava em cada um desses momentos da sua vida. Eu (a igreja) é que não estava me perdoe.”


CONCLUSÃO: 
Creio ser necessário o resgate do sentir dos primeiros discípulos de Jesus e daquele pequeno grupo que mesmo em meio a perseguições Encarnaram o Cristo de tal maneira que viviam em comunhão uns com os outros e com a comunidade onde estavam e Deus era Glorificado por eles. Por isso o registro de Atos 11:26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Colossenses 1:26 - O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;27 - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;

Mas talvez você esteja dizendo: Eu concordo com tudo que foi dito. Mas como praticar isso? A resposta é a mesma dada por Deus através de Amós: Amós 5:4 - Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: BUSCAI-ME, E VIVEI