post-image

Virtude da perseverança

QUEBRA GELO: Você é persistente?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 15:21-28 NAA

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você sabe o que é perseverança? A perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades.
Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a seus ideias e propósitos. Os perseverantes não se movem olhando para si, mas sim, olhando para o que desejam conquistar.
Olhado por essa perspectiva, você é uma pessoa perseverante?

Esta é a orientação bíblica para nós: Hebreus 12:1-2
Pode imaginar alguém lutando com Deus? Não existe condição mais absurda do que lutar com Deus. Como seres limitados e finitos, podem vencer o todo poderoso e eterno Deus? A princípio a ideia parece absurda, e por que não dizer inútil? Mas a bíblia relata pelo menos duas pessoas que lutaram com Deus e prevaleceram: Jacó
– Em Gênesis 32 e a Mulher Cananeia – Mt.15:21, Mc.7:24.

A Mulher Cananéia e que podemos aprender sobre perseverança com esse relato:
1. Não se acomode as circunstâncias ruins. Busque em Jesus a transformação. Mateus 15.21 e22

O ambiente que você está não define quem você é, mas incentiva quem você pode se tornar.
Já ouviu a frase “A necessidade faz o sapo pular” ou “A necessidade faz a habilidade”?

Os cananeus, são descritos na Bíblia como idólatras, profanos e ímpios, uma cultura pagã que adorava deuses estranhos. A quela mulher sabia quem era ela, ela sabia de todo preconceito que havia sobre ela e sobre o seu povo. Ela não chegas Jesus buscando razão. Ela chega clamando por solução.
E sabia que Ele é a solução:” clamava: — Senhor, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoniada.”
Adaptação é ajuste, acomodação é hospedagem.

• Se adapte ao ambiente, mas não queria permanecer nele. Por anos a situação dos cananeus em relação ao judeus não incomodou aquela mulher até uma adaptação foi necessária.
Jesus declarou:
“Jo.10:10 Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância!”
“1Jo.3:8 – Para isso se manifestou (se revelou) o filho de Deus. Para desfazer as obras do diabo”.
A mulher Cananéia certamente ouviu sobre as palavras de Jesus e foi em busca dessa mudança. V. 25
Pergunta: Qual é o seu clamor hoje?

2. Não se ofenda com o silêncio e nem com a verdade. Mateus 15. 23a e 26.
• A atitude de Jesus para aquela mulher foi o silêncio. Esse silêncio de Jesus se constitui no paradigma do silêncio divino. E realmente, há momentos que os céus parecem se fechar. A palavra pra isso na Bíblia é “nissavon”, que significa provação em hebraico. O silêncio de Deus é uma oportunidade de mostrar a Deus que podemos obedecê-lo ainda que sua ordem não seja verbal.
Jesus não respondeu. Mas a mulher não desistiu e passou a seguir ao Mestre com seus discípulos. Perseverante a pontões ser notada pelos dos discípulos que cobram uma ação do Mestre. V23b
• A segunda atitude foi a verdade.
Algumas pessoas se sentem ofendidas, quando são confrontadas com a verdade. Quando Jesus declarou: “Não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos” Ele não estava chamando a mulher de cadela. No contexto histórico, todos os que não eram judeus eram considerados indignos por não crerem no Deus verdadeiro.

Qual era o propósito de Jesus naquele momento? O propósito de Jesus era levar aquela mulher a reconhecer quem era, renunciar todas as suas falsas crenças e crer somente em Jesus.
Entenda que Deus não nos afronta ele nos confronta.
Pergunta: Qual tem sido a sua atitude diante do silêncio e da verdade de Deus?

3. Torne-se reconhecido(a) por sua perseverança e receba a autoridade para realizar o que deseja.
O que me deixa admirado nesse texto é a declaração de Jesus: Então Jesus exclamou: — Mulher, que grande fé você tem! Que seja feito como você quer.
Jesus não exerceu autoridade sobre os demônios que atormentavam a filha daquela mulher. Ele deu autoridade a ela para exercer autoridade em sua casa.
O que ela queria era sua filha liberta dos demônios. E foi exatamente isso que ela viveu!
“E, desde aquele momento, a filha dela ficou curada”.
Quando escolhemos agir em perseverança a obra de Jesus não alcança somente a nossa vida mas toda nossa casa.
Tiago 1: 2-4 também nos aconselha a nos alegrar com a provação pois a mesma produz PERSEVERANÇA e a mesma tem por ação completa de em nos tornar perfeito e íntegros, sem que nos falte nada!

CONCLUSÃO: Assim como aquela mulher teve de viver os processos para libertação de sua filha. Jesus nos convida a fazer o mesmo. Por isso não desista, persista e insista!

Baixar carta