post-image

Sarados da traição

QUEBRA GELO: Você já foi comprou algo pela internet que quando chegou você disse: fui enganado?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 13:21-28

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Entre as cinco feridas na alma humana, esta A TRAIÇÃO. A traição deixa cicatrizes. E o pior, ninguém consegue vê-las. Porém, é possível perceber os seus vestígios no dia a dia. Olhar nos olhos da pessoa é difícil. Confiar, então, passa a ser uma tarefa quase impossível. Trair significa uma falta de lealdade, quebra de fidelidade e confiança. O texto que lemos, fala não do momento em que Jesus é traído. Mas sim quando a traição é revelada. Judas é o autor dessa infeliz decisão.
Aos casados, a bíblia não diz que toda traição conjugal deve terminar em divórcio, todavia, dá ao cônjuge traído a possibilidade de não se manter na relação. Mateus 19.9, “Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério.” Mas isso é um tema para ser ensinado em outro ambiente. Nosso foco aqui é: aprender com Jesus como sermos curados da TRAIÇÃO:

1° Você não é o traidor. Então não haja como tal. Jesus tinha plena consciência de que Judas o trairia, todavia não o tirou da mesa. Não tratou a Judas como Judas estava tratando com ele. Romanos 12:9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. A traição fere, e por isso temos um desejo imediato de revidar, por que dói. Mas, não são poucos os que por causa da dor, e na busca de ferir acabam mais feridos e se tornam traidores de si mesmo. Romanos 12:21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Segundo o costume judaico, a pessoa que recebia o bocado molhado era a mais especial da festa, depois do anfitrião. Esse ato pode ser entendido como um apelo final de Jesus para que Judas abandonasse seu intento de traição. Aprendemos com Jesus a dar ao traidor a oportunidade de não trair (mais).
Sim judas já havia traído jesus outras vezes. Como registra João 12:6. Judas já roubava a Jesus.

2° Não saia da sua posição. Jesus após dar o bocado molhado a Judas, deu a ele a opção de permanecer na mesa. Jesus honrou a Judas, mas transferiu para ele a responsabilidade de permanecer. Na palavra “aquilo que tens para fazer faz agora” registrada no verso 27, não está uma liberação para traição. Mas uma escolha que deveria ser feita. Deuteronômio 30:19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Jesus sempre nos dá a oportunidade de escolher fazer o que é certo; e não o trair. Mas a decisão sempre será nossa. Deixe que as pessoal façam suas escolhas.

3° Continue no propósito. Após a saída de Judas, Jesus não ficou se justificando para os outros discípulos, buscando aprovação. Ele tinha plena convicção de que havia tratado com a traição de Judas de forma completa: revelando, honrando e dando oportunidade de mudança. Após a decisão de Judas, Jesus continuou a ensinar aos discípulos e dizer-lhes o que havia de acontecer com ele. Quando se encontrou com Judas novamente, sabia o que ele havia feito, mas manteve-se com
a mesma atitude em relação a ele. Jesus o chamou de Amigo. Pv.11:6 A justiça dos justos os livra, mas o desejo dos infiéis os aprisiona

CONCLUSÃO: Como Jesus, precisamos ser sarados da traição, através da consciência de quem nós somos e de que fomos fiéis em nossas ações e intenções para com o traidor. A cura para a traição está em uma boa consciência. Atos 24:16 E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.

Baixar carta