post-image

O caminho para viver o avivamento 2 (O arrependimento)

PASSAGEM BÍBLICA: Jonas 3

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: o barco balançou (Aline Barros)

COMPARTILHANDO A PALAVRA:

Jonas 3
Você já sentiu em seu coração que foi impulsionado por Deus a fazer algo e achou que era coisa da sua cabeça e não foi?
Hoje vamos relembrar a história de Jonas.
Jonas morava em uma aldeia chamada Gate-Hefer na terra de Zebulom naGaliléia, certo dia Deus falou a Jonas:
Jonas!
Tem algo que quero que você faça pra mim, suba até a grande cidade Nínive e profetize contra ela, porque os pecados de lá subiram até mim e já não posso suportar, avise que se não se arrependerem eu vou destruir tudo, devido ao coração deles em querer fazer o que é mal diante dos meus olhos.

Você acha que Jonas foi correndo pra Nínive? Muito pelo contrário, Jonas foi até o porto de Jope e embarcou em um navio que se dirigia pra Társis. Mas por que você sabe? Jonas sabia da fama terrível daquele povo que praticava coisas abomináveis diante dos olhos de Deus e achou que aquele povo não merecia salvação, por isso ele não quis ir, usou de justiça própria e fugiu pra Társis.
Mas você conhece um lugar onde podemos nos esconder da presença do Senhor?
Pois é não existe, Se no mais alto dos montes eu tentar me esconder ele me vê, se no profundo dos mares tentar fugir dos teus olhos, ele me vê, onde quer que eu vá os olhos dele estão sobre mim. (Provérbios 15:3), (Jeremias 32:19).

1 - DEUS E SEUS MEIOS DE TRABALHAR NAS NOSSAS VIDAS.
Os planos do Senhor não seriam frustrados, nem sobre os habitantes daquela aquela cidade, nem sobre a vida de Jonas, pois bem, Jonas embarca pra Társis, durante a viagem vem uma grande tempestade que se levantou e pegou os navegadores de surpresa, então lançaram a sorte, eu imagino eles brincando de cara ou coroa, ou até mesmo tirando o palitinho pra ver quem ficaria com o menor e Jonas foi o contemplado.
Os navegadores ainda tentaram conversar, clamar cada um pelo seu deus,
Mas....
Jonas disse que poderiam o lançar no mar, porque ele sabia que aquela tempestade era por conta da sua desobediência.
Tibummmmm!!! Jogaram Jonas para fora da embarcação, você acha que naquele tempo tinha colete salva vidas?
Não, não!
Glupt!!! Veio um grande peixe e engoliu Jonas inteirinho, a bíblia diz que ele ficou lá dentro 3 dias e 3 noites.
Muitas das vezes nós agimos feito Jonas, ele nos chama pra fazer sua vontade, mas a gente simplesmente tranca a porta do coração e não deixamos ele entrar.

2- JONAS SE ARREPENDE NO VENTRE DO PEIXE.
Jonas não acredita no que está vivendo, nem onde está, mas as vezes precisamos ser paralisados como aconteceu com Jonas para que possamos refletir em como estamos levando a nossa vida, Jonas ali na barriga do peixe teve tempo pra pensar, orar, se arrepender de tentar fugir e dizer pra Deus Que gostaria de ter mais uma chance e que iria sim cumprir o que o Senhor lhe havia ordenado.


Jonas se irritou, não queria cumprir o querer de Deus porque achava que aquele povo não merecia salvação, mas em Lucas 5: 31 e 32 diz que Jesus não veio chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.

3- JONAS EM NÍNIVE.
O grande peixe cospe Jonas depois de três dias em uma praia.
Acredita nisso?
Jonas percorreu a cidade que era grande e disse: daqui a quarenta dias a cidade de Nínive será destruída se não se arrependerem das coisas ruins que fazem.
As pessoas da cidade de Nínive se arrependeram de fazer coisas ruins quando ouviram a mensagem de Deus trazida por Jonas. E Deus as perdoou.
Aprendemos que devemos pedir perdão e nos arrepender das coisas erradas que fazemos. Deus sempre está pronto a perdoar.
VOCÊ SABIA- A bíblia não diz que era uma baleia como sempre ouvimos por aí, diz que era um peixe grande, poderia ser um tubarão baleia que também é enorme, porém mais delicado que uma Orca por exemplo.

CONCLUSÃO:
A palavra arrependimento também é de origem grega, como a palavra Metanoia que vimos na semana passada, que significa mudança de mente, Arrependimento significa mudança de direção sabe assim como aconteceu com Jonas, nos arrependemos de todo pecado cometido (coisas que desagradam a Deus como: Mentir, mexer no que não é nosso, falar mal do colega, desobedecer) e escolhemos obedecer a voz de Deus.
Um arrependimento verdadeiro gera mudança de atitudes, assim como Jonas, tratou logo de ir cumprir o que Deus lhe havia ordenado, porque ele achou que aquele povo não merecia o perdão de Deus, e quem merece né?
É tudo pela graça....
E sabe crianças nesse mês que temos sido ministrados sobre sermos avivados pelo espírito tem um texto em Mateus 3: 8 ao 11, que diz que Devemos mostrar os frutos do arrependimento, mudanças de comportamento, João dizia que ali ele estava batizando o povo com água, mas que viria um que batizaria com o espírito santo e com fogo.
Você crê? Eu creio e desejo!

Baixar carta