post-image

A grande família

QUEBRA GELO: Uma folha de papel, e uma proposta: Se o sangue de Jesus nos une como família, conseguiríamos representar toda essa nova família em apenas uma única folha?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Olá, galerinha linda, a paz do Senhor.
Hoje nós vamos falar sobre a nossa família e perceber o quanto ela pode ser enooooorme.
Como assim tia Ju? Eu sou filho único, estou falando da família na fé meu amor.
Temos o mesmo pai, Deus!
Nosso Aba (papai, paizinho).
Logo somos? Irmãos. Então somos uma? Família, isso aí!
E família é pra amar, cuidar, proteger, ensinar e nos conduzir ao nosso destino.
É bem certo que não há família perfeita, não é verdade? Mais nessa família a base também é o amor de Deus que une a todos e nos faz crescer em estatura, graça e conhecimento.
Você pode estar dizendo assim: Mais tia Ju, eu não tenho referência de pai ou de mãe, pois eles ainda não se converteram, ou mesmo não moram com você. a família de Deus é completa, aqui temos pai na fé, mãe na fé e irmãos, muitos irmãos.
Vamos ver juntos?
Vamos ver ao longo dessa carta 3 personagens que tiveram esse apoio de uma família na fé nas suas histórias.
Paulo quando falava para a família na fé na cidade de Filipos, ele os alertava sobre a importância da comunhão ( Ter algo em comum, Deus é o laço mais forte que nos une e nos faz ser família) Deus nos chamou pra vivermos em KOINONIA (Comunhão com ele e com nossos irmãos).

1- O PAI NA FÉ!
Paulo em uma de suas primeiras viagens conheceu o menino Timóteo e sua família, sua mãe Eunice e sua avó Lóide, Timóteo tinha um pai, ele era Grego, o que isso quer dizer? Ele não professava a mesma fé, porém sua mãe e sua avó tinham feito um ótimo trabalho no ensino de Timóteo. Lá pela terceira viagem de Paulo vem um convite muito especial, Timóteo, quer ser meu filho na fé?
Meu discípulo de aventuras pregando a palavra de Deus por aí? Siiiim, Timóteo aceitou e tiveram muitas histórias pra contar. Com a benção da sua família, Timóteo virou um aluno e filho na fé de Paulo (1º Tim 1:2), Timóteo pode aprender na prática, viu muitos milagres acontecerem, também teve sua fé aumentada com muitos desafios que passaram por pregar o evangelho.
Embora seu pai não fosse cristão, Timóteo ganhou de presente um pai na fé, um pastor para o discipular e viver tudo que Deus reservou pra ele.
Você sabia que o pastor da igreja é o nosso pai na fé? Ele nos orienta na palavra de Deus, nos aconselha, e cuida como um bom pai cuida de um filho, e claro, corrige em amor, para que cresçamos em Deus.
Deus quer te fazer um Timóteo que o honra e o obedece desde a infância , que assim como Timóteo você receba dons de liderança e ensino do espírito santo.

2- UMA MÃE NA FÉ PARA MUITOS
Na cidade de Jope, um certo disse ouviu- se um lamento, a cidade toda estava triste, porque uma pessoa muito especial havia ficado doente e morrido, era Dorcas, ela foi uma mãe na fé para muitos daquela cidade, ela fazia túnicas para os órfãos, cuidava das viúvas, era generosa em tudo que fazia. Quando veio a notícia da sua morte, ficaram muito tristes, a bíblia diz lá em Atos 9:36 que eles lavaram o corpo e colocaram em um quarto, pois haviam escutado que Pedro estava em uma cidade bem pertinho dalí, não sepultaram pois os rumores que ouviram era sobre milagres e tinham fé que com Dorcas poderia acontecer um milagre também, quando Pedro chega em Jope, as viúvas o recebem chorando e mostrando as roupas que ganharam de Dorcas, ela era realmente a revelação do cuidado de Deus com aquela cidade.
Pedro ajoelha ao lado do corpo e ora com muita fé, Dorcas ressuscita e senta. Um milagre, um lindo milagre! Dorcas volta a viver assim como Lázaro, o filho da viúva de Naim e a filha de Jairo.
Deus nos chamou para cuidarmos de pessoas, de repente você se identifique com a parte de que sua mãe ainda não é cristã e você não tenha referências ou você também precisa de cuidados, conselhos, mais Deus enviará uma Dorcas pra te suprir nessa jornada. Você crê?
Deus quer te prosperar, para que você revele a bondade do pai, na vida das pessoas que o cercam.

3- UM IRMÃO DE PRESENTE
Podemos acompanhar essa história no livro de 2º Reis 2: 1 ao 18, Eliseu estava arando a terra quando recebe a visita de Eliseu o convidando para ser seu irmão na fé, seu discipulado, seu aluno e amigo, Elias joga sua capa em cima de Eliseu, Elias precisava preparar Eliseu pois estava chegando o seu momento de retornar para casa (as mansões celestiais), quando Elias está prestes ao seu retorno, pergunta a Eliseu, qual o último pedido que você quer me fazer, Eliseu diz: Me dá porção dobrada do espírito de Elias, eu acredito que ele não queria ser maior que Elias, mais o desejo do coração dele era servir com o mesmo coração que Elias serviu o Senhor, o jeito que Deus arrebatou o profeta Elias foi épico, digno das histórias de Hollywood, Ele subiu numa carruagem de fogo, isso mesmo! Deus tem pessoas que ativarão o nosso chamado profético, mais precisamos estar como Eliseu, trabalhando, honrando seus pais e com generosidade de coração, podemos ver tudo isso na resposta que ele dá a Elias antes de o seguir.

CONCLUSÃO: Assim como a família de sangue nos acolhe, ampara, alimenta, orienta, investe para que cresçamos fortes assim é a família na fé nutrindo nosso espiritual, que você saiba que tem uma família na fé que te ama e vai te ajudar a crescer em fé, na graça e no conhecimento de quem Deus é.

Baixar carta