post-image

Os filhos de Isaque

QUEBRA GELO: Dê uma bala para cada criança, e diga que elas podem apenas com o utilizando uma das mãos apenas. Até conseguirão mais é muito mais difícil, seria muito mais leve se juntasse com o irmão ao lado e cada um desse uma mãozinha, um ao outro, para abrirem suas balas. Moral: Podemos chegar sozinhos, mais juntos, em união, ajudando um ao outro iremos bem mais longe

PASSAGEM BÍBLICA: Genesis 27

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Recebi um novo coração do pai

Paz galerinha linda!
Como vocês estão?
Como tem sido a semana de vocês? Muitas provas está corrido por aí?
E as tarefas de casa, estão conseguindo ajudar o pai e a mãe?
Por que estou perguntando isso? Porque na semana passada estávamos falando sobre um filho, quem lembra da história?
Isso mesmo, o filho pródigo.
A história gira em torno dele, do pai e seu irmão mais velho, vocês lembram?
Com a história dele descobrimos que independente das nossas escolhas Deus nos ama e nos aceita, ele sempre estará de braços abertos pra gente.
Ao longo desse mês vamos conhecer ou relembrar sobre outros filhos e seus comportamentos, poderemos nos analisar e ver onde estamos errando e corrigir e onde estamos acertando podendo assim, prosseguir e avançar mais uma fase, né?
A história de hoje começa falando de Isaque filho de Abraão, quem lembra?
Isaque tinha dois filhos gêmeos, que não eram idênticos, Jacó e Esaú.
Esaú era o filho mais velho, porque nasceu primeiro e o filho mais velho tinha direito a primogenitura, essa benção é como se fosse a herança que o fiho prodigo ganhou, algo valiosíssimo, não eram todos os filhos que ganhavam, era só o mais velho, Isaque então chama Esaú, manda preparar uma comida bem maravilhosa que hoje será o dia da sua benção, então esse dia especial, precisa
de uma comida especial, Esaú prontamente atendeu o seu pedido.
Maaaaaaais a esposa de Isaque a Rebeca, estava escutando atrás da tenda e quando ela ouviu que isso aconteceria, ela achava que quem deveria receber a benção era Jacó, o irmão mais novo, então ela chamou Jacó e armou um plano, ela ia preparar um alimento como se tivesse sido Esaú, mas Jacó levaria para receber a benção no lugar de seu irmão.
O que vocês acham da atitude dessa mamãe?
Só que tinha mais um problema Esaú era peludo, Jacó não.... o cheiro de Esaú era diferente por ter muito contato com os animais, e a Rebeca pegou as roupas de Esaú, vestiu em Jacó e preparou o alimento, e foram lá receber a benção no lugar de Esaú.
Imagina a confusão que isso causou?
Se fosse você o irmão mais velho, como reagiria?

1- OS PRIMEIROS IRMÃOS DA BÍBLIA.
Não é de hoje que vemos dificuldades em alguns relacionamentos de irmãos, lembra de Caim e Abel? (Gênesis 4).
Caim Pastor de ovelhas, Abel lavrador (cuidava da terra), ele invejou seu irmão pela oferta que decidiram fazer a Deus, porém a bíblia relata que Abel levou a melhor ovelha que tinha enquanto Caim pegou as piores frutas e verduras que já estavam estragando caída há dias, e Deus não aceitou a sua oferta, nesse caso aconteceu algo muito triste, pois sabemos que Caim se irou tanto que matou o seu irmão.
Não é o nosso caso, graças a Deus, temos outra mentalidade, sabemos que Deus nos deu nossos irmãos para amarmos e cuidarmos, mas em algumas casas rola um desrespeito agressões físicas e verbais.

2 - ESAÚ E JACÓ.
No caso de Esaú e Jacó, Jacó olhou só para as vantagens da benção, mais o irmão mais velho dentro da família tem a responsabilidade de cuidar dela quando o pai morre, Jacó queria a benção, mas não queria as responsabilidades da função de irmão mais velho.
Às vezes em nossas casas não queremos a responsabilidade de amar os nossos irmãos, amar é atitude, cuidar, servir, ajudar, ensinar, esse é o papel do irmão mais velho.
E o mais novo, respeitar, ouvir e aprender, e você irmão mais velho como tem se portado com seu irmão o que tem conseguido compartilhar e ensinar pra ele?

3 - JACÓ TAMBÉM FOI ENGANADO.
 Jacó não pensou nas consequências que sua decisão causaria, quando Esaú descobriu que seu irmão, havia enganado seu pai e recebido a benção em seu lugar ficou furioso, a única solução para Jacó foi fugir e como triste consequência passou longos anos longe de sua vida não podendo desfrutar do convívio do seu irmão, nem da sua mãe.
Foi morar com seu tio Labão que o enganou também. Jacó trabalhou 7 anos por Raquel e Labão seu tio o enganou lhe dando Lia para casar.

CONCLUSÃO: Jacó teve um encontro com Deus onde seu nome mudado, não mais Jacó (Enganador ou Trapaceiro) mais Israel (Casa de Deus), seu passado ficou pra trás, arrependido e consciente de seus atos foi restaurar a comunhão com seu irmão e se juntar novamente a sua família.
Deus nos deu irmãos para um relacionamento saudável, para sermos amigos, companheiros e ajudadores uns dos outros, não estou dizendo que não possa haver discordância pois somos seres diferentes e pensamos diferentes, mas o amor precisa prevalecer em todas as situações

Baixar carta