post-image

SEJA VISTO - Como eu me vejo

QUEBRA GELO: Assistir dinâmica

PASSAGEM BÍBLICA: Salmos 139:23-24

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Oi pessoal! Hoje vamos falar sobre uma coisa bem legal: como a gente se enxerga! Vocês já pararam para pensar nisso? Tipo, será que a forma como a gente se vê é igual ao que os outros veem? Eu sei que é meio confuso, mas é importante entendermos como nos percebemos. Às vezes, a gente se acha muito diferente do que os outros pensam. E aí, como descobrimos quem realmente somos? Vamos trocar ideias sobre isso! Quero saber o que vocês acham e como se veem. Bora lá!

INTRODUÇÃO
Nunca vimos nosso próprio rosto, a não ser por um espelho, água ou até uma foto. Se precisamos de auxílio para algo externo e material, ainda mais sobre o nosso interior. Por isso, Davi escreveu: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 13923-24 ARA

COMEÇAMOS PELO CRIADOR
Para conhecer a nós mesmos, precisamos conhecer quem nos criou. Toda verdade sobre nós começa em conhecermos a verdade de quem Deus é. Isaías teve uma visão sobre o trono de Deus, sua glória gestante. Isso revela o quão pequeno ele era, miserável e não merecedor de tamanha glória. Ver a Deus fez Isaías ver a si mesmo. Olhando para o Novo Testamento, na história de Paulo, também vemos Jesus encontrando a Paulo como uma luz e nessa história, a luz que Jesus é revela para ele toda a verdade sobre o que ele acreditava e não acreditava e toda sua história foi mudada a partir da perspectiva da luz que dissipou sua escuridão.

VER A SI MESMO
Isaías e Paulo têm experiências sobrenaturais e as suas compreensões sobre sua própria vida mudam a partir da visão de Deus. A glória de Deus e a luz de quem Ele é nos fazem ver a nós mesmos, porque quando andamos em escuridão, não é fácil reconhecer nossas ações, nossa aparência, nossas intenções. Mas quem Deus é revela quem nós somos. A proximidade e a comparação nos fazem ter uma outra visão a respeito de nós mesmos. Isaías logo percebeu o seu pecado e também o pecado daqueles que estavam ao redor dele, dizendo que tinha lábios impuros e percebeu a maldade do lugar que ele também habitava. Já Paulo teve todas as suas convicções mudadas e transformadas, deixando de ser um perseguidor para ser alguém que é perseguido por causa de Cristo.

SER VISTO POR DEUS
Perceber a nós mesmos não é uma proposta de autocondenação ou vergonha, pois o mesmo Deus que nos faz ver quem somos, tem poder de nos transformar e nos fazer ser quem Ele deseja. Isaías teve os lábios tocados por brasas que os purificaram e Jesus diz a Ananias sobre Paulo que o mostrará o quanto era necessário que ele sofresse pela causa do Evangelho. E entender a visão de Deus sobre nós mesmos nos mantém no lugar certo: nem ruim demais para algo, nem orgulhoso demais por algo. “Mas longe de mim orgulhar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão são coisa alguma, mas, sim, o ser nova criação. Que a paz e misericórdia estejam sobre todos que andarem conforme essa norma, e também sobre o Israel de Deus.” Gálatas 614-16 A21

VER O PRÓXIMO
Tendo percorrido todo esse caminho de clareza, por consequência, passamos a enxergar nossos irmãos com amor e empatia e desejamos que eles percorram o mesmo caminho de ver a Deus, a si mesmos e ter a certeza que Deus também os vê. Isaías se tornou profeta do seu povo, ele mesmo se ofereceu e Paulo, que antes perseguia aqueles do Caminho, passou a cuidar de igrejas, zelar pelo evangelho e pelas pessoas.

CURIOSIDADE BÍBLICA: Na Bíblia, encontramos exemplos fascinantes de como as pessoas se viram diante de Deus. Por exemplo, no Livro de Isaías, capítulo 6, o profeta Isaías teve uma visão do Senhor no templo, onde se sentiu indigno e pecador. Ele expressou sua angústia, reconhecendo sua impureza e a de seu povo. Essa experiência mostra como a presença divina pode revelar a verdadeira condição do coração humano. No entanto, a resposta de Deus a Isaías foi de purificação e comissão para o serviço divino, destacando o amor e o perdão de Deus. Isso nos lembra da importância do autoconhecimento diante de Deus e do Seu poder transformador.

DESAFIO DA SEMANA: Durante a semana reserve um tempo para olhar para dentro de si mesmo. Diariamente, encontre um momento de tranquilidade para pensar sobre suas ações, palavras e pensamentos. Identifique áreas em que você pode melhorar e reconheça seus próprios defeitos. Ao final de cada dia, anote suas reflexões em um diário pessoal. Este desafio visa ajudá-lo a crescer e se tornar uma versão melhor de si mesmo

Baixar carta