post-image

Seja Visto - Como você vê os outros

QUEBRA GELO: Assistir dinâmica

PASSAGEM BÍBLICA: João 1:12

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO
E aí, GrowUps! Chegamos na reta final da nossa série SEJA VISTO. Tenho certeza de que você já parou pra pensar em um monte de coisas - o que você pensa de voê mesmo, o que os outros pensam e até o que Deus pensa. Mas e aí, como é que você vê as outras pessoas? Pense nisso: será que você só fala e trata bem quem é seu amiguinho, ou você trata a todos com igualdade? Se hoje você pudesse avaliar de 0 a 10 a forma como trata as pessoas, qual seria essa nota? E se você fosse tratado do mesmo jeito, gostaria?

INTRODUÇÃO
Acredito que você já deve ter se perguntado por que nós nos chamamos de irmãos. Será que é apenas um costume ou jargão, ou existe um fundamento? (João 1:12) Porém, existem aqueles que não estão em Cristo, que ainda não O reconheceram como o Messias de suas vidas. Como devemos tratá-los? Qual deve ser o nosso relacionamento com eles? Deve ser de desprezo, indiferença ou apatia?

O próprio Jesus nos ensina a maneira de como enxergar os outros, sejam eles irmãos em Cristo ou não, pois a Bíblia fala que  todos nós outrora éramos filhos da ira, assim como os demais, porém fomos alcançados pela graça e misericórdia de Deus e ainda carecemos delas todos os dias. Portanto, Cristo nos ensina a olhar os outros pela Sua ótica.

1) COMO IRMÃOS, DEVEMOS NOS AMAR MUTUAMENTE - JOÃO 13:34
Jesus nos deixa poderosas lições quando o assunto é relacionamento entre os que são seus. Aqui nesta passagem, ele nos deixa um novo mandamento,  e isso é poderoso demais. Pois ele nos deixa um modelo de como devemos amar o nosso irmão, que é amar como Ele nos amou. Para termos a noção de tamanha grandiosidade, nós precisamos pensar em primeiro lugar sobre que amor é esse que foi ao ponto de se entregar para morrer por todos nós. Penso que não é um amor egoísta, que pensa só em si mesmo, mas um amor onde a necessidade do outro está acima da minha, onde me doo pelo outro. Essa fala de Jesus ainda é completada por "só é seu discípulo quem ama uns aos outros", e isso vai nos revelar como eu tenho me relacionado com o outro.

2) SOMOS POTENCIAIS FILHOS DE DEUS - JOÃO 3:16
Nesse relato bíblico poderoso, é revelado o quão grande foi e é o amor de Deus ao ponto de entregar seu único Filho não por alguns escolhidos, mas por TODO aquele que nele crê. Não existe uma preferência de Deus nem uma predileção por quem deve ser salvo. Ele veio para toda a humanidade! Assim, deu a oportunidade em potencial para todos serem salvos, porém somente para quem nEle crê. A Bíblia diz que quem crer em Jesus não perecerá! Também nos ensina que se com a nossa boca confessarmos que Jesus é Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

3) OLHAR DE GRAÇA E MISERICÓRDIA - EFÉSIOS 2:4-5
Nosso olhar e tratamento para com aqueles que ainda não têm Cristo em suas vidas não devem ser de condenação; porém, o evangelho é uma mensagem de arrependimento e esperança para a sua vida. No episódio da mulher adúltera, Jesus poderia ter cumprido a lei de Moisés, pois a pena para aquele tipo de atitude era a morte. Porém, Jesus veio para trazer salvação e não condenação, pois o mundo já está condenado. Com muita sabedoria, misericórdia e compaixão, Ele mudou o destino daquela mulher. Era destino de morte, porém Jesus veio e trouxe vida. Como tem sido o nosso olhar para aqueles que ainda não conhecem a Jesus? Temos condenado ou trazido esperança a eles? Deus não faz acepção de pessoas! Em outro episódio, onde uma mulher samaritana tem um encontro transformador com Jesus. Jesus quebra todo paradigma sobre as diferenças dos judeus e samaritanos, trazendo salvação para ela e também para muitos outros que creram nEle através do testemunho daquela mulher.

CONCLUSÃO
Como nós temos nos comportado diante dos outros? Como podemos ver as nossas ações em direção a outros? Principalmente àqueles que ainda não reconheceram a Cristo como Senhor? E os nossos irmãos da fé? Como nós temos visto? Todos nós carecemos da graça e misericórdia de Deus todos os dias. Jesus nos salvou para espalharmos as boas novas, mensagem de arrependimento e esperança. O que você tem feito com a salvação que recebeu? Faça como a mulher samaritana, a qual recebeu a mensagem, creu, e foi compartilhar a muitos. A salvação está disponível a todos quanto crerem no Filho de Deus!

CURIOSIDADE
Sabe quando você conhece alguém novo e bate aquele "feeling" tipo "legal" ou "não curti muito"? A Bíblia fala sobre isso! Não é só o que a pessoa veste ou como é, mas também o que ela é por dentro, saca? Deus, lá em 1 Samuel 16:7, deu um toque pro Samuel: "Ei, não olhe só pra aparência, tô de olho no coração." É tipo um lembrete de que as coisas mais legais estão no coração das pessoas, não só na casca. Então, que tal olhar pros outros dessa maneira também?

DESAFIO DA SEMANA
Durante uma semana, tente ver além das aparências em suas interações. Coloque-se no lugar das pessoas antes de julgar, refletindo sobre como isso influencia suas relações. Compartilhe suas experiências no próximo GCEU e desenvolva empatia. Topa o desafio?

Baixar carta