post-image

Crescendo diante dos Homens

QUEBRA GELO: Vamos viajar para o futuro por um momento! Imagine-se adulto e pense: como você gostaria que as pessoas o vissem? Seria como um médico excepcional, alguém respeitado e confiável? Compartilhe conosco sua visão do que você aspira ser.

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 2:52

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Ei, pessoal! Vocês já pararam para pensar no que realmente significa crescer diante das pessoas? Às vezes, podemos nos pegar imaginando se seria como nos filmes do Homem-Formiga, onde ele cresce e encolhe na frente de todo mundo. Mas será que é só isso? Será que crescer diante dos outros é apenas uma questão de tamanho físico, ou será que vai muito além disso? O que vocês acham? Vocês já tiveram alguma experiência ou viram alguém crescer de verdade diante das pessoas? É uma pergunta interessante, não é? Vamos refletir juntos sobre o que realmente significa crescer diante dos homens. Quem sabe encontramos algumas respostas que nos ajudem a entender melhor essa questão! O que vocês acham?

Não existe esperança de felicidade, exceto nas relações humanas.” Antoine de Saint-Exupéry

INTRODUÇÃO: Quando Deus criou o homem e a mulher, Ele deixa claro o desejo de ter contato pessoal, verbal, emocional e espiritual com eles. O homem ao pecar, quebra esse relacionamento e traz consequência para todos os outros relacionamentos humanos. Quando Jesus entra em nossa vida Ele vem para restabelecer todos os nossos relacionamentos.

A Bíblia diz que o próprio Jesus crescia em graça diante de Deus e dos homens (Lc. 2.52). Sendo assim, nós também precisamos crescer.   

Crescer em Deus, fala de aprofundar nossas raízes Nele por meio da oração e leitura da bíblia. E o que seria crescer diante dos homens? Assim como Cristo nos fez ter paz com Deus, também precisamos ter paz com todos “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18).

Como andam seus relacionamentos?

Relacionamento familiar
A Bíblia fala que o lugar dos filhos é de honra aos pais – Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. Lucas 2:51

De cuidado com os parentes e principalmente com os que são da sua casa- Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1 Timóteo 5:8

Aquele que não causa problemas - Quem causa problemas à sua família herdará somente vento; o insensato será servo do sábio. Provérbios 11:29

Relacionamento de amizade
A Bíblia nos revela o tipo de amigo que devo ser e devo ter:

- O que ama em todo tempo e se torna irmão no tempo de necessidade ler Provérbios 17:17
- O que sabe corrigir quando for preciso ler Provérbios 27:5,6 - O que sabe respeitar limites ler Provérbios 25:17
- Sabe fazer distinção de amigos ler  João 15:15

Jesus chamou todos os seus discípulos de amigo, mas cada um tinha o seu lugar. Eram doze discípulos, andavam todos juntos, mas quando Jesus “precisava” de ajuda em oração, era Pedro, Tiago e João. Pedro foi quem recebeu uma grande  missão, mas João era aquele que recostava o seu rosto no peito de Jesus.

Relacionamento com a igreja
- A igreja nada mais é do que a família de Deus - ler 1 João 3:2
- Nela e por ela somos edificados - Efésios 2:19-22
- Precisamos nos relacionar com ela ler Hebreus 10:25

Relacionamento com os de fora
Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um. Colossenses 4:5

Nós fomos feitos para tocar pessoas e quando fomos reconciliados a Deus por meio de Cristo, nos tornamos instrumentos de reconciliação. Como aconteceu com Cristo, muitos serão repelidos por conta da verdade do Evangelho em nós, porém muitos serão atraídos a Ele por meio de nós. Aproveite as oportunidades. Seu procedimento e sua fala cheia de "sal" conduzirá muitos à salvação.

CONCLUSÃO: Crescer diante dos homens é resultado de um crescimento com Deus. Quem cresce em Deus, cresce também diante dos homens, sendo um testemunho vivo do que é ser e pertencer a família de Deus, revelando o amor fraternal do Pai. Quem tem seu relacionamento resolvido com o Pai, sabe se relacionar com irmãos.

Baixar carta