post-image

Obedecer - Obediência a pai e mãe

QUEBRA GELO: O Jogo do Silêncio
Materiais Necessários: Nenhum
Instruções: Peça a todos que se sentem em um círculo. Explique que o objetivo do jogo é permanecer em silêncio pelo maior tempo possível. Quando você disser começar, todos devem ficar em silêncio. Se alguém fizer um som, essa pessoa está fora do jogo. Continue o jogo até que reste apenas uma pessoa e essa vai ganhar um prêmio (caixa de bombom, caixa de bis, etc...). Discussão: Depois da atividade, discuta a importância de seguir as regras e obedecer. Você pode perguntar: Por que foi importante ficar em silêncio no jogo?
Como isso se relaciona com a importância de obedecer às regras e instruções dos pais na vida real?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Olá GrowUps! Espero que tenha tido uma semana muito abençoada. Na semana passada, discutimos a importância de ouvir e honrar a Deus devido a nossa série OBEDECER - MESMO QUE ME CUSTE ALGO. Esta semana, vamos falar sobre a obediência aos nossos pais. Eu gostaria de começar fazendo uma pergunta: Você considera a si mesmo um filho obediente, ou tem sido uma luta para obedecer aos seus pais?

INTRODUÇÃO: Vamos começar a carta de hoje falando sobre uma palavra que ouvimos muito, mas muitas vezes não entendemos seu significado. Essa palavra é HONRA. Assim como muitas outras palavras em nosso idioma, ela tem origem no latim, mais especificamente do verbo hon?rare. Honra significa reconhecer alguém por algo bom que fez. É como elogiar ou valorizar alguém por suas ações positivas. Quando você honra alguém, está mostrando respeito e reconhecimento pelo que essa pessoa fez de bom.

E falando em valorizar não podemos deixar de falar sobre aqueles que se importam ao máximo conosco: NOSSOS PAIS. Pense em alguém que abre mão de suas próprias necessidades para cuidar de você da melhor maneira possível. Às vezes, enxergamos nossos pais como chatos, velhos, que nos limitam e estão sempre nos supervisionando. No entanto, a verdade é que tudo isso vem de um profundo amor que eles sentem por nós.  

Eles se preocupam ao máximo com nossa vida e bem-estar. Lembra daquele dia em que você não queria ir à igreja e seu pai insistiu? Isso é cuidado. Ele sabe o que é melhor para você, pois já viveu experiências semelhantes e conhece os desafios da vida. Às vezes, pensamos que nossos melhores amigos são aqueles com quem passamos o tempo na rua, mas com o tempo descobrimos que nossos verdadeiros amigos são nossos pais. Eles se preocupam com cada detalhe para que possamos crescer na presença de Deus.

HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE HONRAR NOSSOS PAIS, INCLUINDO:     

1) RESPEITANDO - Provérbios 23:22 Diz assim: “Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando ela envelhecer.” Este versículo nos diz para ouvir nossos pais e não ignorar nossas mães, especialmente quando ficarem mais velhas. Isso significa que devemos escutar o que eles têm a dizer e respeitar o que nos ensinam. Quando envelhecem, precisamos cuidar deles e mostrar amor e respeito, assim como eles fizeram por nós quando éramos mais novos. Honrar nossos pais é muito importante e nos ajuda a manter uma relação feliz e saudável com eles.

2) CUIDANDO - 1 Timóteo 5: 4 Diz assim: “Mas se qualquer viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.”

A Bíblia também nos lembra de sermos gratos aos nossos pais e avós por tudo o que eles fizeram por nós. E nos diz que Deus fica feliz quando vê filhos e netos cuidando bem dos seus pais e avós. É como se fosse um jeito de mostrar amor e respeito a Deus. Então, devemos sempre lembrar de ajudar e cuidar da nossa família, porque é uma coisa boa e que agrada a Deus.

Não é só quando ganhamos algo que queríamos muito que devemos honrar nossos pais. Honrar pai e mãe significa mostrar amor, cuidado e respeito por eles. Essas atitudes vão mostrar quem seremos no futuro. Se formos bons filhos agora, seremos bons maridos ou boas esposas no futuro, e eventualmente, bons pais ou boas mães também.

Também honro meu pai e minha mãe através de: Meus estudos. Auxiliando nas tarefas domésticas, meu comportamento exemplar quando estou fora de casa.    

CONCLUSÃO: Honrar pai e mãe é uma forma de honrar a Deus. Que possamos seguir o exemplo de Jesus, sendo filhos obedientes aos nossos pais.

Baixar carta