post-image

Obedecer - Para que se cumpra toda justiça

QUEBRA GELO: Assista a dinâmica proposta

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO 
Olá a todos, galera abençoada!! Já temos ouvido durante quase todo o mês sobre obediência e em vários níveis. Começamos sobre autoridade e submissão, obediência e honra a Deus, obediência a pai e mãe e hoje falaremos sobre obediência e justiça. Porém para chegar ao objetivo de hoje, precisaremos falar sobre JUSTIÇA. 
Para você o que seria ser O que vem à mente quando pensam em ser justo?

INTRODUÇÃO
Você já parou para pensar sobre o que é justiça? É como aquilo que é certo e justo. Mas como a gente sabe o que é certo? O que nos ajuda a entender isso? E será que a Bíblia fala sobre justiça? Vamos descobrir juntos!

JUSTIÇA
a) Deus é justiça e se agrada dela - Ler Salmos 11:7 e Deuteronômio 32:4
A justiça é parte do caráter de Deus. É uma das qualidades que Ele compartilha conosco. Ser justo é fundamental para quem Deus é. E sabe o que é incrível? A justiça de Deus é eterna! (Salmo 119:142) Quando praticamos o amor, a bondade, a misericórdia, a graça, a paciência, a sabedoria e a JUSTIÇA, estamos mostrando um pouco de como Deus é para o mundo.

Às vezes, quando pensamos em justiça, logo imaginamos punição ou castigo, né? Mas a justiça de Deus é sempre honesta, justa e certa. Ela está cheia de misericórdia e não prejudica ninguém. (Jó 37:23). Vamos refletir mais sobre isso!

Alguém pode dar um exemplo da justiça de Deus se manifestando em nós?

b) Buscai o Reino de Deus e a sua Justiça. (Mateus 6.33)
O que é Reino? Reino é um domínio, uma esfera, um país, um estado governado por alguém. Quando falamos do Reino de Deus, falamos de um domínio, de leis, de princípios, de regras; falamos de um governo exercido única e exclusivamente por Deus. Nós, quando aceitamos a Jesus como Salvador, aceitamos estar sob o Seu governo, sob o Seu domínio, debaixo das leis de Deus e dos Seus princípios. Jesus nos deixa um princípio para OBEDECERMOS: o de buscar primeiramente o Reino de Deus e Sua justiça. Quando buscamos o Reino de Deus, a justiça sempre estará presente! Buscar o Reino de Deus é uma forma de obediência e também é uma forma de a justiça de Deus estar impressa em nós e através de nós.

OBEDIÊNCIA
Jesus obedeceu para que se cumprisse toda justiça - Mateus 3:15
A justiça de Deus é revelada pelo Evangelho de Jesus Cristo (Rm 1.16 e 17). Jesus não precisava ser batizado, pois o batismo seria para a remissão dos pecados e simboliza a morte do velho homem. No entanto, Jesus, símbolo da perfeição divina, apenas obedeceu e aceitou ser batizado por obediência ao Pai, deixando um exemplo para nós. A obediência é a chave principal para termos uma vida íntegra diante de Deus. Ela agrada tanto a Deus que muitos princípios eternos estão baseados na obediência à palavra de Deus. A obediência está diretamente ligada ao amor que temos por Deus. Se amamos a Deus, então obedecemos (João 14:15 - 1 João 5:3).

Podemos dizer que a JUSTIÇA de Deus se cumpriu em Jesus pela obediência de Cristo. Alguém precisava pagar a pena do pecado original. Mas você sabe quem decidiu pagar essa pena? Foi o próprio Deus! Jesus teve que abrir mão da Sua glória, nascer do ventre de uma mulher, sofrer uma morte humilhante e dolorosa e, por fim, ressuscitar. Mas por que tudo isso aconteceu? Jesus Cristo, para obedecer, teve que abrir mão de toda a Sua glória. Você tem ideia do que Ele abriu mão? (Colossenses 1:15-17 e 20)
O nível de amor de Deus por nós chegou ao extremo, a ponto de Ele entregar seu único filho para morrer por nós. E o nível de submissão e obediência de Jesus ao Pai foi igualmente extraordinário. Foi ao extremo, ao ponto de abrir mão de toda sua glória em obediência ao Pai para entregar sua vida por nós. Jesus escolheu entregar-se por nós (João 10:17-18).

CONCLUSÃO - Deus ama aqueles que obedecem e praticam Sua palavra! Há bênçãos reservadas para quem escolhe obedecer. Mas para obedecer, precisamos amar a Deus mais do que a nós mesmos! E para isso, precisamos abrir mão de muitas coisas, começando por nosso próprio ego. Jesus mesmo abriu mão de Sua vontade no momento mais difícil de Sua vida (Mateus 26:39-42). E você (e nós), o que temos aberto mão para obedecer a Deus? Mentiras? Palavras ruins? Olhar, ouvir, falar, tocar em coisas que não deveríamos? Do que temos aberto mão? Do nosso ego? De nossa vontade?

CURIOSIDADE BIBLICA
No momento em que Jesus foi batizado por João Batista, surge uma situação intrigante. Apesar de ser sem pecado, Jesus optou por receber o batismo, enfatizando assim a importância da obediência para cumprir plenamente os desígnios de Deus. (Mateus 3:13-15)

DESAFIO DA SEMANA
Durante uma semana, tente fazer pelo menos uma coisa justa por dia. Pode ser algo pequeno, como ajudar um colega com a lição de casa, ou algo maior, como doar roupas que você não usa mais. Anote o que você fez e como se sentiu depois. Isso pode ajudá-lo a entender o impacto que pequenas ações justas podem ter. Boa sorte!

Baixar carta