post-image

SEJA VISTO - Como os outros me veem?

QUEBRA GELO: Assistir dinâmica

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 5:16

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Olá, GROWUPs! Prontos para mais um super GCEU? Continuando nossa série SEJA VISTO, quero fazer uma pergunta: Você é exigente com suas roupas? Passa horas se arrumando ou se preocupa em parecer descolado? Procura espinhas no rosto e, se tiver alguma, nem sai de casa? Qual é o seu nível de preocupação com isso? Conta aí!

INTRODUÇÃO
Existem dois tipos de motivação que me levam a ter essa preocupação: a primeira é por orgulho próprio, ou seja, por amor a mim (Pela minha glória); a segunda é por amor a Deus, para a glória de Deus. Jesus nos exorta em Mateus 5:16 a brilhar para a glória de Deus. Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Não basta me preocupar em como os outros me veem; preciso me preocupar em como os outros veem o Pai quando me veem. A principal pergunta não é como as pessoas te conhecem? Mas como as pessoas conhecem Deus, quando te conhecem? O nome do Pai é glorificado, o nome do Pai é honrado? Propor-se a ser um bom testemunho não é fácil.

Salmo 39:1 - Disse: Guardarei os meus caminhos para não delinquir com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.

1º GUARDAR NOSSO PRÓPRIO CAMINHO
Guardar meu próprio caminho é trabalho meu. Você escolhe o lugar onde você está, então quem guarda seu caminho é você. Deus está te dizendo para fugir dos atalhos. Todo o caminho que parece perfeito por ser mais fácil, mas seu fim é mortal - Provérbios 14:12.
Exemplo: colar na prova, mentir sobre onde esteve, esconder, omitir, ocultar coisas.

2º GUARDAR A PRÓPRIA LÍNGUA
Lembre-se sempre do poder das palavras, pois elas revelam o que está em nosso coração. Como disse em Mateus 12.34: A boca fala do que está cheio o coração. Portanto, tenha cuidado com o que você diz, pois suas palavras têm o poder de influenciar e impactar aqueles que as ouvem. Fofocas, palavrões e comentários negativos não devem fazer parte de nossa linguagem, pois podem nos levar ao pecado e afetar nossos relacionamentos com os outros. Vamos escolher palavras de encorajamento, bondade e amor, construindo assim um ambiente de respeito e edificação.

3º PROCURE BOAS COMPANHIAS
No Salmo primeiro, o salmista nos fala sobre as más companhias das quais não devemos andar, nem sequer nos assentar perto delas. Não ande no conselho dos ímpios: um ímpio não pode ser nossa fonte de conselho; logo, melhores amigos precisam temer a Deus. Não se aproxime do pecador: afinal, você é visto como igual. Quantas vezes fomos vistos perto de quem estava pecando e fomos julgados como tal. Por isso, o salmista nos aconselha: guarde sua companhia para os santos. Não se envolva com pessoas que brincam ou debocham da sua fé.

CONCLUSÃO
No Salmo 39.1, lemos que o salmista terá cautela em sua forma de agir e em suas palavras. Sempre que estiver perto de um ímpio, devemos nos importar em nos parecer com Jesus, para que aqueles que não O conhecem possam conhecê-Lo através de nós.

Mateus 5:14 diz: Vocês são a luz do mundo e não podem andar escondidos. O Senhor nos fez como lâmpadas acesas em lugares estratégicos. Tudo ao nosso redor depende do nosso brilho; as pessoas enxergarão a verdade se estivermos por perto, as pessoas andarão em segurança se estivermos brilhando por perto, e as pessoas encontrarão o que procuram se nosso brilho for real.

CURIOSIDADE
Pode ser encontrada em 1 Samuel 16:7. Neste versículo, Deus diz a Samuel: "Não considere a aparência nem a altura de Saul, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração." Essa passagem nos lembra que, enquanto os seres humanos muitas vezes julgam com base na aparência externa, Deus olha para o coração de uma pessoa. Isso nos encoraja a não julgar os outros apenas pelo que vemos externamente, mas a buscar entender seus corações e intenções.

DESAFIO DA SEMANA
Desafio do Coração Puro
1) Durante uma semana, evite fazer julgamentos baseados apenas na aparência externa das pessoas.
2) Em vez disso, procure entender melhor os sentimentos, intenções e necessidades das pessoas ao seu redor. No próximo GCEU, compartilhe suas experiências com o grupo e discuta como essa prática pode nos ajudar a ver as pessoas da maneira como Deus as vê.

Baixar carta