post-image

Como tudo foi criado 10 - Devemos perdoar sempre

QUEBRA GELO: Brincando de lanchonete.
Líder, recorte várias figuras de pizzas, hambúrgueres, sanduíches, sucos, refrigerantes, Escolha um para ser o garçom.
Cada criança deverá pedir o que quer comer, e o garçom irá servi-la, entregando a figura daquilo que ela pediu. No final da brincadeira sirva algo de verdade (pipoca com suco).
Coloque-as em círculo e pergunte de gostaram da dinâmica.
Diga que a história bíblica de hoje fala de algumas pessoas que estavam passando fome, e acabaram se perdoando e fazendo as pazes.

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 41/42/45.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: HISTÓRIA: José trabalhou na casa do Potifar, capitão da guarda do palácio por muitos anos. O Senhor estava com ele, e tudo ia muito bem. Mas, certo dia ele foi preso por algo que não fez. Mesmo na prisão José sabia que Deus estava com ele.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Pois tu, Senhor, és bom e perdoador, é grandioso em bondade para com aqueles que oram a ti.

Dois anos depois da sua prisão, O rei do Egito teve um sonho esquisito e chamou a José para dizer qual era a interpretação do sonho. Deus o ajudou, e ele interpretou direitinho, e também disse qual era o significado. O rei sonhou que estava de pé na beira do rio Nilo. E saíram do rio sete vacas gordas e bonitas, e vieram outras sete vacas magras e feias, e comeram as vacas gordas e bonitas. José disse: ____ isso significa que haverá sete anos de muuuuuuuito alimento em todo o Egito, e tudo o que for plantado dará muitos frutos e grãos. Depois destes sete anos de Muuuuuito alimento, haverá sete anos de fome. E a fome será tão terrível, que ninguém vai se lembrar do tempo em que houve muito alimento. Por isso, o Senhor deverá estocar, guardar alimentos para os sete anos de fome. O rei do Egito ficou agradecido a José que o libertou da prisão e lhe deu o cargo de governador do Egito. Durante os sete anos de fome só o Egito tinha alimento, e por esse motivo, os irmãos de José que havia lhe vendido com escravo tiveram que ir até lá para comprar comida. Sabe de quem eles foram comprar a comida que precisavam? Isso!, do Governador, que era seu irmão. E José reconheceu seus irmãos. Depois de vender para eles todo o alimento que eles precisavam, José não aguentou mais, e disse chorando: ____ eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam com escravo. E meu pai ainda está vivo? Como ele está?, Estou com muita saudade dele. Os irmãos de José ficaram espantados, não estavam acreditando que o governador do Egito era o irmão de quem eles tinham ciúmes, e o venderam como escravo. Como pode ser isso? José tinha motivos para estar aborrecido e triste com seus irmãos, mas não estava. Agora ele sabia que Deus havia planejado tudo, para que não faltasse alimento no Egito e nem para a sua família. Ele perdoou os seus irmãos pelo o que haviam feito com ele, e também foi muito bondoso com eles. 

Nós devemos ser como José, perdoar e sermos bondosos com todos, até mesmo com as pessoas que não nos tratam bem.  
José foi fiel e Deus o abençoou. 
Você gostaria de perdoar as pessoas que te aborreceram, e assim, ser abençoado por Deus? 
Líder faça essa oração: __ Senhor, nós queremos perdoar todas as pessoas que nos fizeram mal, que nos aborreceram, que nos entristeceram. Queremos que tu Senhor, aquebrante os nossos corações para podermos perdoar sempre, e que sejamos bondosos com todas as pessoas. Amém!! 

Baixar carta