post-image

A necessidade de confessar o pecado

QUEBRA GELO: A HISTÓRIA DO PATO: Pato Havia um pequeno menino que visitava seus avós em sua fazenda, foi-lhe dado um estilingue para brincar no mato. Ele praticou na floresta, mas nunca conseguia acertar o alvo. Desanimado, ele voltava para jantar, quando viu o pato de estimação da avó e, em um impulso, acertou a cabeça do pato e matou-o. Chocado, triste e em pânico, ele escondeu o pato morto na pilha de madeira! Sally (sua irmã) tinha visto tudo, mas ela não disse nada. Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: “‘Sally, vamos lavar a louça.’ ‘Mas Sally disse:’ ‘ Vovó, Johnny me disse que queria ajudar na cozinha’”. Em seguida, ela sussurrou ao ouvido do irmão: “Lembre-se do pato! Assim, Johnny lavou os pratos. Mais tarde naquele dia, quando vovô perguntou se as crianças queriam ir pescar, a vovó disse “me desculpe, mas eu preciso de Sally para ajudar a fazer o jantar”. Sally apenas sorriu e disse, “eu vou porque Johnny me disse que queria ajudar no jantar”. Novamente sussurrou no ouvido do irmão: “lembre-se do pato!” Então Sally foi pescar e Johnny ficou para ajudar. Após vários dias de Johnny fazendo o trabalho de Sally, ele finalmente não aguentava mais. Ele veio até sua avó e confessou que tinha matado o pato. A avó ajoelhou-se, deu-lhe um abraço e disse: “Querido, eu sei… eu estava na janela e vi a coisa toda, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar Sally fazer de você um escravo.” (Sugestão de quebra gelo)

PASSAGEM BÍBLICA: II Samuel 12: 1 – 7

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: A maior dificuldade que temos de confessar nossos pecados é que Satanás sempre nos enganar. Pois, ele é o pai da mentira. Para confessar precisamos reconhecer que pecamos. Como reconhecer que estamos em pecado? Mesmo Davi, depois de ouvir tudo o que o profeta revelava, não conseguiu reconhecer que era de si mesmo que o profeta falava.

LOUVOR: Venha o Teu Reino

1.  RECONHECER O NOSSO PECADO: O profeta revelou a Davi o seu pecado não para acusá-lo, mas para levá-lo ao arrependimento. O Diabo sempre quer nos acusar, mas Deus estará sempre interessado em nos libertar e nos curar do nosso pecado.

2. O ARREPENDIMENTO PRODUZ EM NÓS CONFISSÃO: Devemos falar com Deus reconhecendo que pecamos e precisamos de perdão.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)

Pois se não confessarmos ficamos escravos (sem liberdade com Deus). O Diabo todos os dias vem nos lembrar do nosso pecado.

3. A CONFISSÃO TRAZ O PERDÃO DE DEUS: 

“Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado” (Salmos 32:5)

Quando confessamos, logo percebemos como Deus nos ama. Pois ele nos perdoa, e não devemos mais permitir que o Diabo nos acuse.
Temos paz com Deus por meio de Cristo porque foi por isso que ele morreu na Cruz, para nos perdoar de todo pecado.

CONCLUSÃO: Deus é maravilhoso, ele me perdoou por causa do seu infinito amor. Saiba que você e eu fomos perdoados por causa deste amor.

“No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)

Baixar carta