post-image

A alegria de receber o perd

QUEBRA GELO: Objetivo: está dinâmica serve como quebra-gelo quando o tema a ser tratado é pecado e arrependimento.
Material: papel, caneta e um pedaço de pano que sirva para vendar os olhos.
Desenvolvimento: escreva na folha de papel a seguinte frase: “É proibido ficar em pé enquanto todos estão sentados”. Não deixe que ninguém veja essa frase antes da dinâmica começar; peça a todos que fiquem sentados e escolha uma pessoa para participar da dinâmica. Cubra os olhos dessa pessoa e peça que ela fique em pé; Sente-se e mostre a frase para todas as pessoas presentes e peça que ninguém leia em voz alta. Pergunte para a pessoa que está em pé e com os olhos vendados, se ela está fazendo algo que é proibido naquele momento. Naturalmente, a pessoa dirá que “não”, pois não está vendo a frase que está escrita no papel. Pergunte por várias vezes e insista, a pessoa irá sempre responder que “não”, pois não pode ver o que está escrito no papel. Peça para a pessoa retirar a venda e ler a frase, diga que o que está escrito é só um exemplo. Fale para ela: “Já que você agora sabe que está fazendo algo proibido, o que irá fazer”? Naturalmente a pessoa irá se sentar!
Aplicação: quando cobrimos os olhos da pessoa, representamos todos que cometem pecados, mas não têm o conhecimento de que estão pecando. A partir do momento que a pessoa toma conhecimento da Palavra e reconhece seus pecados, ela precisa tomar uma decisão: continuar pecando ou se arrepender e deixar de pecar. O ato de a pessoa ter se sentado após ler a frase representa o ato de arrependimento.

PASSAGEM BÍBLICA: Salmos 51:10-13

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Você sabe que Deus já te perdoou, então pense. Qual é o maior sinal que você tem em sua vida que demonstra que você entende esse perdão?

Ao confessar e receber o perdão de Deus, recebemos uma vida nova e verdadeira. Ele nos purifica e nos torna limpos, é como se estivesse nos lavado com um poderoso esfregão (esponja) que nos deixou limpos tanto por fora quanto por dentro.

•    Como você fica quando está feliz?

Geralmente quando estamos muito alegres, achamos graça de tudo, gostamos de louvar, dançar... ou seja, demonstramos a nossa alegria. Assim também foi com Mirian, Davi, Zaqueu entre outros personagens bíblicos.
Mas, eu e você, como temos demonstrado a nossa alegria por termos sido perdoados por Deus?

1. PERCEBO UM NOVO COMEÇO NA MINHA VIDA (Sl 51:10): O meu coração fica verdadeiramente limpo, começo a desejar cada dia mais viver para Ele, o pecado não faz mais parte de mim, percebo que o amor de Deus trouxe um novo recomeço. Agora, eu posso ver que não estou mais sozinho e me fortaleço com essa Presença, pois percebo o Espírito Santo de Deus me orientando e me dizendo: “Fica feliz, eu já te perdoei e agora estou aqui para te fazer ir em frente!”.

2. VOCÊ PODE DIZER A ALEGRIA VOLTOU: Davi quando olhou e reconheceu que só Deus poderia lhe restituir a alegria da salvação ele se alegrou. 

Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu. (Salmos 43:5)

E você que foi perdoado, a sua alegria já voltou?
Ele chega a dizer que a sua alma estava perturbada  e triste, mas em Deus a alegria retorna. Por causa disso, ele diz “Eu te louvarei, Deus Meu”

3. ESSA ALEGRIA DE TER SIDO PERDOADO PRECISA SER CONTADA: Você tem o hábito de contar as coisas que te aconteceram a seus colegas? O que você tem contado?
As vezes não percebemos que a melhor maneira que temos de demonstrar o quanto estamos felizes é contando para os outros. Precisamos falar do motivo da nossa alegria.
Somos alegres porque descobrimos que não precisamos ficar mais triste por causa do pecado. Sabemos que se nos arrependermos e confessarmos a Deus, ele sempre nos perdoará e é essa a nossa alegria. Isso que devemos contar para todos! (Ler o Salmo 51: 13 – 15)

CONCLUSÃO:  Você pode desfrutar da Alegria do Senhor que chega todas as manhãs e que vai nos dar força para não pecar, estará presente em todos os lugares que eu estiver. Seja na escola, na rua, com os amigos, na igreja... O meu pensamento e o meu coração não me deixarão pecar, pois estou cheio de alegria, estou cheio de Deus. 
 

Baixar carta