post-image

JESUS COPY - Ser perdoado e feito justo por Deus

QUEBRA GELO: Dinâmica - Jesus nos justificou

PASSAGEM BÍBLICA: Romanos 3:23-24

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Olá, galera abençoada! Vamos abordar um tema muito importante hoje: o perdão. Como é maravilhoso quando somos perdoados por algo que cometemos, especialmente quando percebemos que não merecíamos esse perdão. Como vocês se sentiram quando passaram por uma experiência assim de serem perdoados?

INTRODUÇÃO
Leia Lucas 19: 1- 10

Na Bíblia, encontramos muitas histórias incríveis sobre pessoas que eram distantes de Deus, mas que foram transformadas pelo amor de Jesus. Hoje, vamos explorar uma dessas histórias, a de um homem chamado Zaqueu, um cobrador de impostos. Ele era alguém que não era muito querido por seu próprio povo, mas, apesar disso, ele tinha um grande desejo de conhecer a Jesus. Assim como Zaqueu, há muitas pessoas por aí que, mesmo vivendo uma vida longe de Deus, sonham em ter a chance de conhecer a Jesus. Zaqueu não deixou escapar essa oportunidade e, por isso, foi alcançado por Jesus. Isso nos mostra que não importa o quão distantes possamos sentir que estamos de Deus, Ele sempre nos oferece a oportunidade de nos aproximarmos e sermos transformados pelo Seu amor. Com isso na carta de hoje podemos aprender algumas coisas sobre Zaqueu que seriam:

1º - TODOS PRECISAM DE PERDÃO
Somos pecadores por natureza, porém, a condenação não será pelo fato de sermos pecadores por natureza. Mas serão condenados todos aqueles que rejeitarem a salvação oferecida pelo sacrifício de Jesus Cristo. Zaqueu era um cobrador de impostos que enriqueceu fraudando os contribuintes. Ele ouviu que Jesus estava passando e queria vê-lo. Quando Zaqueu decide ver Jesus, ele enxerga a necessidade de ser perdoado. Zaqueu vai provocar o perdão.

2º - NECESSITAMOS DA JUSTIFICAÇÃO
Lucas 19 v.8 “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”
A justificação não exige a nossa participação como no perdão. Deus a realiza sozinho pela nossa fé em Cristo Jesus; e nós, inicialmente, nem tínhamos consciência disso. A justificação promove em nós uma mudança de posição. Zaqueu decidiu obedecer o que Jesus ordenou e foi perdoado e consequentemente justificado. A justificação promoveu em Zaqueu uma mudança de posição. Zaqueu deu metade de seus bens aos pobres. Devolveu quatro vezes a quantia a cada pessoa que ele havia enganado.

CONCLUSÃO: O perdão só existe em Deus e nos é concedido para perdoarmos sempre os outros e pedir que Deus também os perdoe. Pedir o perdão para nós e perdoar a nós mesmos, pois o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado. Todos nós tínhamos necessidade de justificação. Jesus a conquistou na cruz do Calvário. Quando pela fé cremos em Cristo, Deus nos perdoa e declara que estamos salvos e justificados para todo o sempre.

CURIOSIDADE: Sabia que Zaqueu, o homem que queria ver Jesus e se arrependeu de seus erros, nos ensina algo incrível? Ele não só buscou o perdão, mas também se esforçou para corrigir seus erros. Quando se encontrou com Jesus, Zaqueu não apenas pediu perdão, mas também decidiu devolver quatro vezes o que havia tirado injustamente das pessoas. Isso nos mostra que o perdão não é apenas receber uma segunda chance, mas também é uma oportunidade de fazer as coisas certas e mudar nossa posição. Então, lembre-se, quando pedimos perdão, também podemos dar passos para corrigir nossos erros e fazer o que é justo aos olhos de Deus! 

DESAFIO DA SEMANA: Durante esta semana o desafio é realizar uma pequena ação de perdão. Pode ser algo tão simples quanto pedir desculpas por um mal-entendido ou perdoar alguém por algo que o incomodou. Lembre-se, pequenos gestos de perdão podem fazer uma grande diferença. Ao fazer isso, você estará vivenciando o poder do perdão em sua vida.
PARA O LÍDER: Na semana seguinte peça que compartilhe no pequeno grupo. Que Contem como se sentiram ao praticar o perdão. Se desejarem, também podem compartilhar alguma situação onde se sentiram justificados ao fazerem o que é certo.

Baixar carta