post-image

Aprovados o menino timóteo

QUEBRA GELO: Levar 1 saco de balas ou jujubas e distribuir uma quantidade igual para cada criança, sugestão (5 unidades) lembrando de dar a mesma quantidade (exemplo se for jujuba uma de cada cor). Explicar que estamos indo para uma viagem muito maravilhosa, só que o avião deu defeito e só tem paraquedas para aquele que tiver as balas do mesmo sabor ou cor. O intuito é que troquem entre si e ajudem uns aos outros para que todos consigam.

PASSAGEM BÍBLICA: Apresenta-te como obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar e maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Timóteo foi um menino muito especial da bíblia sagrada, Timóteo não veio de uma família nada convencional, mas quem pode impedir os planos de Deus sobre a nossa vida?
Ninguém.
Timóteo tinha um pai Grego, ele era incrédulo, não cria que Deus enviou Jesus veio pra salvar a humanidade.
Mas.... Sua mãe Eunice e sua avó Lóide eram cristãs e elas geraram no coração de Timóteo um incrível conhecimento das escrituras, o que trouxe muita fé em seu coração, porque amiguinhos a bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a
palavra de Deus.
O quanto você tem escutado e deixado a palavra de Deus penetrar na sua mente e coração?

1 - A Família de Timóteo.
A bíblia nos mostra que Timóteo tinha um pai grego e uma mãe Judia, você pode se ver na mesma situação dele, ah, tia meu pai não conhece Jesus ainda, ou meu pai está afastado do evangelho, sabe querida criança, Deus vai usar você pra ser a boca dele dentro da sua casa no meio dos seus, por isso é tão importante, aprendermos com o menino Timóteo, porque também queremos ser aprovados, pois Deus tem um plano muito especial para cada um de nós.
Mas para ser aprovado ele precisou....

2 - Timóteo Abriu os ouvidos pra tudo que era bom. 
Timóteo entendeu o que Deus queria fazer nele e através dele e decidiu abraçar e viver tudo que Deus sonhou pra sua vida. Pra isso ele tapou seus ouvidos para tudo que não edificava fofoca, palavrões, brincadeiras de mau gosto com o colega, destratar o amigo, não obedecer aos pais e mestres na escola e no templo.

3 - Timóteo procurou obedecer em tudo.
Não estou dizendo que ele era perfeito, mas ele quis viver separado pra glória de Deus.
Como é isso tia? Quando eu escolho obedecer, eu antecipo as bênçãos, as promessas que Deus tem pra mim, quando eu escolho desobecer eu retardo as coisas boas que Deus quer fazer na minha vida e na minha família. 

4 - Timóteo foi aprovado.
Até crescer, Timóteo foi cuidado pela sua avó e sua mãe como aquela plantinha que é regada nas nossas casas diariamente, ele era regado com a palavra de Deus.
Você acha que Timóteo não brincava, corria, estudava, dormia, comia, tomava banho?
Claro que sim.
Mas eu imagino que na hora das histórias que ele ouvia ele se encantava e desejou em seu coração ser alguém diferente, então escolheu ser alguém com boas atitudes, e cresceu dando bons exemplos para os seus amigos e outras
crianças.
Quando ele cresceu e se tornou jovem ele recebeu a visita de um missionário chamado Paulo que o convidou para ser seu companheiro de viagem espalhando as boas novas de Jesus pelo mundo.
Ele falou de Jesus para muitas pessoas.
Você já falou de Jesus pra alguém?
Jesus deseja que sejamos suas testemunhas e cumpramos com amor o Ide, assim como Timóteo, lembra da dinâmica de hoje? O desejo de Jesus é que todos sejam salvos e aprovados com nota máxima, o céu é gigante, cabe todo mundo, mas não podemos entrar lá de qualquer maneira, precisamos ser aprovados.
Timóteo adorou a Deus com toda a sua maneira de viver, e ele viveu toda essa plenitude porque sempre obedeceu aos seus pais e a voz de Deus.

VOCÊ SABIA- O nome Timóteo significa: Quem adora a Deus!
Se encontrar algum Timóteo na escola, já sabe heim....

CONCLUSÃO: Devemos ter uma vida exemplar para sermos testemunhas de Jesus Cristo, não esqueça que somos humanos e falhos e, portanto devemos sempre ter como regra básica de vida a palavra de Deus, que é o guia para o nosso caminhar e no fim da jornada sermos APROVADOS.
VAMOS COM TUDO AMIGUINHOS!

Baixar carta