post-image

Paternidade

QUEBRA GELO: Quais as características do seu pai terreno?

PASSAGEM BÍBLICA: 1º João 3:1

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Paz, pessoal!
Como vocês estão? Espero que bem.
Como é o seu pai? Qual o nome dele, quais as caraterísticas dele, você consegue descrever, e o temperamento do seu pai? Jesus usa uma parábola muito interessante em Lucas 15, hoje vamos ver a paternidade na história de um pai e dois irmãos, a bíblia conta que esse pai, tinha dois filhos, esse pai tinha posses e eles viviam bem financeiramente ao lado dele, não lhes faltava roupa, comida, estudos, mais o filho mais novo resolveu que queria viver a vida, achava a que ele vivia ao lado do pai e seus irmãos, monótona demais, quando ele sai em uma viagem e vamos ver ao longo da jornada, lições importantes para as nossas vidas.

1- O IRMÃO MAIS NOVO.
Dizem que os filhos caçulas são aventureiros e mais dengosos que seus irmãos, você concorda com essa afirmativa?
Ele quis desbravar o mundo, viver suas vontades longe do seu pai, longe da segurança da sua família, embora o pai tenha ficado apreensivo, não o impediu, o permitiu viver e fazer suas escolhas, no fim da longa aventura ele descobriu que ele sempre esteve no lugar mais especial que poderia viver, ao lado do seu pai.

2- O IRMÃO MAIS VELHO.
O irmão mais velho discordou da atitude do pai, pois o seu irmão desperdiçou toda a sua fortuna, e ainda foi recebido com festa.
Que visão esse filho tinha do seu pai? O que você pensa a respeito? Ele ainda disse ao pai, eu estou aqui trabalhando pra você todo esse tempo e nunca me deu um cordeiro para festejar com meus amigos, você acha que se ele houvesse pedido, o pai teria negado?
Às vezes queremos que o nosso pai adivinhe o que estamos pensando, ou necessitando, essa parte nos ensina sobre verbalizar sobre as nossas necessidades e sentimentos, não há melhor pessoa pra te ouvir e aconselhar do que o seu pai.

3- PAI É PAI.
Apesar do filho mais velho escolher viver as aventuras longe de sua família, filho é filho, e o pai sentiu muito a sua falta, então ele celebrou com o retorno do seu filho ao lar.
Não o diminuiu de lugar, ele continuava sendo o filho amado, ele que só queria ser aceito de volta, podendo até ser empregado do seu pai, é recebido, com roupas novas, tem seu anel de volta, sandálias em seus pés, o restituindo ao seu lugar de origem, ao lado do seu pai.
Em uma situação assim, como você acha que seu pai reagiria?
Cada pai tem o seu temperamento, o meu me receberia de volta, me abraçaria, mais também falaria muito e me faria entender que cada escolha tem suas consequências, e o seu pai?
Dizem que vemos Deus, o nosso pai celestial pelo pai terreno que temos.
Então qual é o modelo de pai que você tem?
Como você recebe a paternidade de Deus na sua vida?

4- MEU PAI CELESTIAL.
Pais terrenos por mais que nos amem, são falhos e podem errar, podem falar o que não gostaria da hora do estresse e se arrepender depois, ou até mesmo corrigir como não devia, de forma agressiva.
Mais Deus pai é diferente, seu amor não varia, ele é equilibrado e tem o poder de equilibrar, ajustar os pais terrenos também, possa ser que hoje você tenha uma visão deturpada sobre o amor do pai, como o filho mais velho, mais Deus pai, te ama profundamente, provou através de Jesus o quanto te ama, o quanto você é especial, o quanto se importa, e o quanto planeja um futuro de paz pra você, se você, se hoje você permitir que ele seja o seu pai, você desfrutará do amor mais puro que preenche todos os espaços.

CONCLUSÃO: Enquanto nós pais acertamos e erramos, alguns erram tentando acertar, a paternidade de Deus é inquestionável, ter Deus como pai é ter a certeza de segurança, descanso, um ombro forte para recostar, um colo para ser afagado quando precisar, um ouvido que sempre está livre pra você, como ele se alegra, todas as vezes que você o chamando, diz meu pai!
O aba, papai como chamamos carinhosamente está aguardando você com todo amor do mundo todinho.

Baixar carta