post-image

A graça de ser filho

QUEBRA GELO: Qual momento marcante da sua vida o seu pai estava presente?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 4:22 e João 1:12

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Sou filho

Ao longo das semanas podemos conhecer o nosso pai, o nosso pai querido, que nos ama e cuida de nós, um pai que enviou Jesus, o plano perfeito para nos salvar, libertar, quem aceitou a Jesus, recebeu uma nova filiação, fomos feitos filhos de Deus por adoção.

Sim, o pai nos adotou, já viu o tamanho da sua família na fé agora? Que presente né? Ganhamos muitos irmãos que agora caminham conosco e todos nós temos Jesus como modelo de fé pra gente seguir, afinal Jesus veio na terra pra nos ensinar da forma como devemos viver, além de em tudo obedecer ao pai e ir pra cruz pra que hoje pudéssemos celebrar essa nova vida.

Mais todo filho, tem um pai, Jesus mesmo sendo 100% homem e 100% Deus teve um pai terreno, afinal ele veio cumprir todo o propósito de Deus, a bíblia diz que ele se esvaziou de toda a sua glória, tomando a forma de servo, até a morte e morte de cruz.

Jesus sendo o primeiro filho de Deus, Quando você quer pedir algo especial ao seu pai ou quando você quer mostrar como ele é amado, como você o costuma chamar? Vimos ao longo dessas cartas que Deus é o nosso pai e que ele deseja se relacionar conosco,

1) UM FILHO SABE O SEU LUGAR.
Jesus sabia de quem ele era filho, mas na terra era filho de José também, mesmo sendo Jesus, ele se submeteu a autoridade de seu pai José, mesmo que ele não seja tão citado na bíblia ele teve um papel importantíssimo, ele sendo pai adotivo cuidou de Jesus como seu próprio filho, embora seu filho fosse o próprio Deus (trindade), Jesus obedeceu se inspirou nele, tanto que também se tornou carpinteiro como seu pai adotivo.
Um filho embora amado, cuidado, querido, esperado, sabia o seu lugar de filho. Você sabe o seu lugar, na sua casa?
Qual é o papel de um filho?

2) UM FILHO SE SUBMETE AO SEU PAI.
Jesus veio pra cumprir o plano de redenção do seu pai, Jesus sempre confiou no amor e cuidado do pai celestial, ele veio pra terra ciente de tudo que teria que passar, mas com a plena convicção que seu pai sempre estaria ao seu lado.
Jesus precisou passar por todas as fases, criança, adolescente, jovem, sentir tudo que sentimos até ser batizado nas águas como vocês passarão, já parou pra imaginar como João Batista se sentiu batizando o próprio Jesus? A bíblia diz que o coração do pai se enche de alegria e ele diz: Esse é meu filho amado em quem eu tenho muita alegria. Será que temos sido submissos pra também ouvir isso do nosso pai
celestial?

3) UM FILHO PROCURA CONHECER O CORAÇÃO DO SEU PAI E EM TUDO O AGRADA.
Jesus tendo seu pai terreno e seu pai celestial, em tudo ouviu os conselhos, os obedeceu e viveu sendo submisso aos seus pais.
Jesus mesmo estando na terra em tudo agradou seu pai celestial, Hoje também temos a graça de sermos feitos filhos de Deus por intermédio de Jesus, e aí o que tem feito para corresponder a todo esse amor de seu pai por você?

CONCLUSÃO: Somos filhos amados, ganhamos um presente pela graça, não fizemos nada para merecer esse tamanho presente, esse tão grande amor, temos a graça de sermos filhos de Deus e temos Jesus como modelo de filho, que em tudo obedeceu e honrou seus pais tanto o terreno José quanto seu pai celestial o nosso Deus, desfrute da graça de ser filho, mais não se esqueça que temos um irmão mais velho, um modelo a seguir de como agradar ao pai.

Baixar carta