post-image

Deus ouviu o menino

QUEBRA GELO: Você já brincou de telefone sem fio? Também podemos ligar pra Deus, ele fica só a uma oração de distância e sabe o que é mais legal? O telefone dele nunca fica ocupado e podemos falar a vontade com ele, pois ele tem muita alegria em nos ouvir.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Graça- Israel Salazar

Genesis 21:17
OBJETIVO: Motivar as crianças a confiarem no cuidado de Deus, motivandoas a orar, pois Deus sempre nos ouve.
BOAS VINDAS: Receba as crianças com muita alegria, partilhe sempre sobre a sua semana o que vivenciaram, CELEBRE a presença dos visitantes com canções, aplausos. (aproveite para incentivá-los a trazerem visitantes).
COMPARTILHANDO A PALAVRA:
Genesis 21.
Hoje vamos falar sobre uma história bíblica muito conhecida, vamos navegar sobre a história de uma família muito especial da bíblia, de uma mulher que tentou ajudar Deus.
Sabe quem?
A Sara, esposa de Abraão. Vamos falar também de como Deus ajustou toda a confusão que ela criou na família dela.
A bíblia diz que Abraão recebeu uma promessa de que seria pai de multidões, que era pra ele contar as estrelas do céu pois assim seria a sua descendência.
Ele tinha 75 anos de idade quando ouviu do Senhor essa promessa, ele já não era novo, né?
Sara sua esposa acreditou e ficou aguardando, mas toda promessa passa pelo teste do tempo, e alguns anos se passaram e nada de Sara engravidar, então ela resolveu ajudar Deus e dar um jeitinho de se cumprir o que ele havia prometido.
Ela tinha uma serva (Que ajudava a cuidar da tenda e das demais coisas), ela se chamava (Ágar) e ela teve a idéia de pedir Ágar que tivesse um filho com Abraão, emprestasse sua barriga e assim se cumpriria a promessa do Senhor na vida deles.
Ágar obedeceu a sua senhora.
Mas não era assim que Deus projetou, Deus disse que daria um filho a Sara mesmo na sua velhice.
Ágar teve um filho com Abraão e deu o nome de Ismael, mais uns anos se passaram e Sara engravidou e nasceu Isaque o filho da promessa.
 Isaque que significa riso, chegou trazendo muita alegria para todos que o cercava.
Um belo dia Sara sentiu ciúmes de Ágar e seu filho e pediu que Abraão os mandassem embora, Ágar até gostou pois era serva e ficaria livre, Mas.....
Tinha um problema, eles moravam no deserto.
Abraão deu um pouco de pão e água e os mandou embora.
A água acabou, o pão acabou, Ágar se desesperou, colocou Ismael debaixo de uma árvore e se afastou, porque achou que ele ia morrer.

1 - NOSSAS PREOCUPAÇÕES NOS IMPEDEM DE VER O AGIR DE DEUS
A bíblia diz que quando a água e o pão acabaram Ágar se desesperou e resolveu se afastar do seu filho, porque estavam no deserto e não viu saída para o seu problema.
Sabe quando estamos angustiados, preocupados não conseguimos perceber que Deus sempre está ao nosso lado.
Ali pertinho tinha uma fonte de água que mataria sua sede e lhe daria condições para sobreviver no deserto.
A bíblia diz que Deus não está com seus ouvidos tapados, por isso encha seu coração de fé e seja qual for a área em que você precisa de um milagre, Deus pode te socorrer.

2 - O DEUS QUE ME OUVE

Deus ouviu o choro de Ismael. Deus enviou seu anjo socorreu ágar, e o seu filho mostrando onde estava a fonte de água, também disse a ela que eles não morreriam que Deus cuidaria dele e faria dele uma nação também, pois afinal era filho de Abraão também.
Mesmo sendo um Deus tão grande, ele cuida da gente, como os seus pais cuidam de você. Ele cuida até melhor porque sabe de tudo da nossa vida, sabe tudo que se passa dentro da nossa cabeça. E você pode sempre falar com Ele sobre o que sente e pensa. Ele mora dentro de você, e está só esperando você chamar o nome Dele, que Ele vai te ouvir. Deus quer muito conversar com a gente. Ele ama isso. Fale sempre com Ele, ele gosta de te ouvir.
Enquanto a gente vai ficando mais amigo de Deus, Ele vai limpando a gente por dentro. O que isso quer dizer? Tudo aquilo que a gente faz que não deixa ele feliz, ele vai tirando a nossa vontade de fazer. Coisas como desobedecer os nossos pais, mentir, brigar, não emprestar nossas coisas e um monte de coisas feias que fazemos, é chamado de pecado. O pecado nos mantém longe de Deus, porque ele é limpo, não pode ficar perto da sujeira. Então quando fazemos essas coisas, ele não pode ouvir nossa conversa. Por isso temos que sempre pedir que ele limpe essa sujeira de nós e nos ajude a sermos limpos como ele é.
Depois de um tempo a gente nem vai querer mais fazer, porque Deus vai nos ajudar e vai ficar muito feliz.
Depois de limpos, vamos falar com ele e vai nos ouvir. Então poderemos pedir ajuda, que ele vem nos ajudar. Ele está esperando por isso. Vamos falar com Ele?

3 - UM DEUS QUE CUIDA
Quantos exemplos podemos ver na bíblia de Deus cuidando do seu povo, vamos relembrar um pouquinho das crianças que Deus cuidou?
Cuidou de Moisés em um cestinho pelo rio Nilo, cuidou do menino Samuel, ressuscitou o filho da viúva de Naim, a filha de Jairo, cuidou de Joás, Ester, e muitos outros....
Por que com a gente seria diferente?
Somos seus filhos, seu povo, obras das suas mãos, somos muito especiais para o nosso pai.
Confie que Deus está cuidando e preparando tudo pra você.
A bíblia diz que Ismael sobreviveu no deserto, cresceu e se tornou um caçador incrível e um ótimo arqueiro, pode até está difícil agora, mas creia que Deus está cuidando de você.

CONCLUSÃO: Sempre haverá uma solução perto de você. Quando Deus abriu seus olhos, Ágar pôde ver a solução (Gn 21.19) “Então Deus abriu os olhos de Ágar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber”. O fim de uma coisa vale mais que o começo (Eclesiastes 7: 8).
Quem diria, que ela uma serva viveria livre com o seu filho?
Confie nos planos de Deus.
Continue orando, pois Deus Ouve e atende.

Baixar carta