post-image

O Espírito Santo quer trabalhar em mim

QUEBRA GELO: Levar um galho de uma árvore frutífera e os deixar sugerirem que fruta virá daquele galho, comentar que logo, logo a fruta crescerá. Espera- se que indaguem dizendo que o galho não dará fruto, pois não está preso a nenhuma árvore não tendo como crescer alguma fruta ali. Moral da dinâmica não poderemos dar frutos se não estivermos enxertados na videira que é Jesus.

PASSAGEM BÍBLICA: Provérbios 20 :11, Gálatas 5 :22 e 23

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Eu quero viver algo novo

AS DUAS ÁRVORES
Em um caminho para cidade havia duas árvores. Uma das árvores era grande e bonita, seus galhos eram grandes e faziam uma sombra boa. De vez em quando ficava cheia de frutos. Seus frutos eram deliciosos. As pessoas que passavam por ali sempre paravam para descansar à sombra daquela maravilhosa árvore. Às vezes deitavam e dormiam e quando acordavam comiam do seu fruto. Todos na cidade já conheciam aquela bondosa árvore.

A outra árvore era bem diferente, ela possuia poucos galhos e nunca dava frutos. Ninguém parava perto dela para descansar. Mas ela gostava disso. Ela achava que quando as pessoas comiam o fruto da outra árvore a deixavam fraquinha... Então ela dizia para a amiga:
- Você é boba, deixa eles comerem seus frutos.
- Mas meus frutos são para dar mesmo, e eu me sinto muito feliz em ajudar as pessoas.
- Ah, se eu tivesse a sua beleza a minha vida seria bem diferente.
- Oh querida, não é difícil você ficar bonita. O primeiro passo é você querer ajudar alguém.

A árvore pensou... pensou .... E resolveu tentar. Mas ela não conseguia... Será por quê? Vamos entender:

1- A ÁRVORE QUE SÓ FAZIA SOMBRA.
Se eu pedisse para você ir a uma macieira e pegar uma fruta, que fruta você traria para mim?
Uma maçã está certo. Eu ficaria surpresa se você me trouxesse uma banana. De fato eu pensaria que você foi à árvore errada. Há muitos tipos de árvores. Cada árvore produz um fruto específico e pelo fruto podemos
conhecer a árvore.
Você sabia que a Bíblia diz que as pessoas são assim também? Há dois tipos de pessoas:
- Os cristãos – Aqueles que crêem que Jesus morreu na cruz para levar o castigo dos seus pecados, e que aceitaram a Jesus como seu Salvador.
- E os não cristãos - Aqueles que ainda não aceitaram Jesus como Salvador.
Eu até posso viver uma vida como aquela árvore que fazia sombra, eu posso aceitar a Jesus e ser salva, mas sabe crianças Deus nos chamou para uma tarefa muito maior e mais especial, fazer o nome dele conhecido, quando aceitamos a Jesus, recebemos o espírito santo que nos dará os equipamentos certos para evangelizarmos com toda a nossa maneira de viver. Se estivermos ligados à videira que é Cristo, teremos os nutrientes necessários pra crescermos fortes e daremos muitos frutos pra glória de Deus.

2 - A ÁRVORE QUE DAVA FRUTO
Algumas pessoas dizem que Adão e Eva comeram uma maçã. Mas, isto não é verdade. A Bíblia nos diz apenas que foi o fruto da árvore que estava no meio do jardim do Éden. Assim, é importante prestar bastante atenção. O Fruto do Espírito não é laranja, não é maçã, nem qualquer outra fruta dessa natureza. O Fruto do Espírito é plantado em nossos corações quando abrimos a porta para Jesus entrar. É um fruto muito especial e possui nove sementinhas que vão brotar crescer e frutificar.
O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5: 22.
A Palavra de Deus diz que após recebermos Cristo como Salvador, o Espírito Santo vem morar em nosso coração e Ele deseja produzir em nos o Fruto do Espírito, ou seja, UMA QUALIDADE DELE EM NOSSA VIDA, de tal forma que as pessoas olharão para você e verão que você é diferente.
Como podemos perceber havia muita alegria naquela árvore que produzia seus frutos para alimentar outras pessoas.
Quanto mais buscarmos de Deus mais ele nos dará para abençoarmos outras pessoas.
E aí você quer ser a árvore que dá sombra ou a árvore que alimenta muitas pessoas?

VOCÊ SABIA - Os frutos do espírito são...
1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.
2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.
3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus.
4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam iradas com ele ou se opõem ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.
5. Benignidade – Ele nunca é rude – é bondoso para com todos.
6. Bondade – Ele está sempre disposto a ajudar os outros.
7. Fé – Crê que Cristo pode salvá-lo. Ora, lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
8. Mansidão – Possui domínio próprio fica tranquilo porque entregou o controle de sua vida a Cristo e sabe que Deus
9. Domínio Próprio – É aquela pessoa que tem autocontrole, mesmo diante de situações de estresse não se descontrola.

CONCLUSÃO: Devemos aprender que amar as pessoas não é algo natural, não amamos por que sentimos vontade de amar, mas é algo espiritual, nós amamos as pessoas porque Cristo está em nosso coração e através do Fruto do seu Espírito, o dom do amor é que amamos uns aos outros como o Senhor Jesus nos amou, mesmo as pessoas que nós achamos que não são muito legais ou que nos deixam às vezes chateados também devem ser amadas. A Bíblia diz que devemos amar os nossos inimigos e orar para que eles aceitem a Jesus e mudem suas vidas, sendo boas pessoas.
O mesmo Jesus que transformou a sua vida quer transformar a dos seus amigos através de você.

Texto das duas árvores adaptado da Internet.

Baixar carta