post-image

Um Deus extraordinário

QUEBRA GELO: Pegue um papel e faça um rolo, como uma luneta. Coloque objeto a certa distância e peça para a criança olhar apenas um objeto através da luneta de papel. Pergunte se ela consegue ver os outros objetos. A ideia é que a criança só consiga enxergar aquele que está observando. Então lembre: quando olhamos para o Senhor, não focamos nas circunstâncias ao redor. E podemos prestar atenção na força Dele

PASSAGEM BÍBLICA: 2°Crônicas do 17 ao 20

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Não seremos abalados (Nívea Soares), Quem é Deus como nosso Deus (Diante do Trono).

O Rei Josafá, era um homem que servia a Deus de todo o seu coração.
Um dia, um povo inimigo declarou guerra ao Rei Josafá porque naquele tempos povos faziam muitas guerras, e era um exército muito grande, bem maior do que o exército do Rei Josafá.
O que você acha que ele deveria fazer?
Quando o rei Josafá descobriu que o exército inimigo estava chegando, ele convocou todo o seu povo para clamar, adorar e orar pedindo que Deus os livrasse da morte.
O povo passou a noite toda adorando a Deus e o Senhor se agradou disso.
Deus tinha um plano maravilhoso para livrar o povo da morte. Quando foi de madrugada o povo inimigo ficou confuso ao ouvir o louvor do povo de Deus que dizia: "Louvai a Deus, o Senhor, porque o seu amor dura para sempre" e o exército inimigo começou a brigar entre eles e a se destruírem, quando o rei Josafá chegou, os soldados do exército inimigo estavam todos mortos e o Rei Josafá voltou pra casa com todo o seu povo cantando e adorando a Deus como muita alegria.

1 - CONHECENDO O DEUS TODO PODEROSO
O que sabemos sobre Deus faz muita diferença na hora de enfrentar nossos inimigos nas batalhas do dia a dia. Lembrando que não lutamos contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, o diabo sempre virá com sentimentos que nos farão querer duvidar do cuidado e amor de Deus para conosco, porém quanto maiores forem nossas experiências ao
lado de Deus, quanto mais fatos conhecermos sobre as suas ações na história, maior será a nossa confiança nele e a nossa capacidade de reação. Sabe por que muitos cristãos se desesperam na hora da adversidade? (situação desfavorável) Porquê lhes falta o conhecimento do Deus que afirma servir.
Quer um exemplo?
Quando estamos com medo de algo, exemplo escuro, pois é tem crianças que ainda sentem medo do escuro, não é o seu caso né?
Mas se eu sei que a palavra de Deus me diz que ele me guarda, me protege no meu deitar e no meu levantar, também diz que acampa anjos ao meu redor pra me guardar e diz pra eu não temer nada, pois ele sempre está comigo, me enchem de coragem.
Josafá conhecia o Deus em que ele servia e tinha a certeza que ele cuidaria muito bem deles, entregou tudo em suas mãos, confiou e descansou.

2 - MIRANDO EM DEUS
Estavam todos ali: homens, mulheres, crianças de todas as idades – até os bebês de colo. O rei e todo o povo falaram para Deus o que estava acontecendo e também contaram que estavam com muito medo. Perguntaram o que deveriam fazer e admitiram que não tivesse forças para vencer esses exércitos inimigos.
Porém, Josafá lembrou: “mas os nossos olhos se voltam para ti” (2 Crônicas 20:12), usem a luneta meus amores.
 Foi isso que Josafá fez. Ele decidiu olhar para Deus e não para os inimigos que estavam se aproximando. Então, o Senhor mandou um recado através de um profeta. Ele disse: “Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.
Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará”.

3 - OS PLANOS DE DEUS
Deus poderia fazer chover chuva ácida sobre os inimigos, ele poderia mandar um vento que os varresse pra longe, mas dessa vez ele disse ao povo pra cantarem e tocarem as buzinas, ele é incrível, né?
Não temos ideia de como Deus vai agir, mas ele sempre virá nos socorrer seja qual for o nosso desafio, ele é o nosso pai e se importa com seus filhos.
 Quando passamos por lutas, precisamos confiar no Senhor. Ele é o Deus todo poderoso, mais forte do que qualquer situação.
 O povo acreditou e foi até a batalha, porém, quando chegaram lá, não lutaram, apenas louvaram e cantaram ao Senhor. Enquanto eles cantavam “Deem graças ao Senhor porque Ele é bom; o Seu amor dura para sempre”, os exércitos inimigos começaram a lutar um contra o outro e foram completamente destruídos.

Pergunte para a criança se há alguma situação difícil que ela está passando, algo de que tem medo ou que a deixa triste. Explique que Deus é grande para ajuda-la e ore por ela.

CONCLUSÃO:
Aprendemos nessa noite que precisamos conhecer os feitos poderosos de um Deus que nunca é vencido, que não perde uma batalha e tem o controle sobre todas as coisas.
Esse Deus é o nosso Deus, que luta por nós e tem bons planos para o nosso futuro, somos filhos de um Deus extraordinário em poder.
O SENHOR guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Samos 121- 7 e 8.