post-image

Deus faz além

QUEBRA GELO: “SOPRA-SOPRA” - Material: balões de assoprar, papel, canetas. Escrever frases da história de Ana, em tiras de papel, e colocá-las dentro dos balões. As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as frases e montá-las na sequência. (sugestão que faça no final do GCEU como fixação).

PASSAGEM BÍBLICA: 1 Samuel 1:1 a 2:21

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Deus faz além

Havia na cidade de Ramá uma família bem diferente das que vemos hoje pois naquela época os homens poderiam ter mais de uma esposa, e Elcana tinha duas esposas Ana e Penina.
Elcana era um bom marido e amava mais a Ana do que Penina, porém esse amor não supria o vazio que havia dentro dela por não conseguir gerar um filho, sabe crianças esse espaço ficou para ser preenchido dentro dela, e Penina a outra esposa que tinha vários filhos gostava de diminuir Ana por ela não ter tido nenhum, Penina tinha os filhos mas não tinha o amor de Elcana que era tudo que ela queria, então sempre queria guerra com Ana.
Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do SENHOR, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada. Certa vez eles estavam em Siló e tinham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada. Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o SENHOR. E fez um voto: Ó SENHOR Todo Poderoso olha para minha aflição e lembra-se de mim!
Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca cortará o cabelo. Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada e disse: Até quando você vai ficar embriagada?
Veja se pare de beber!
Respondeu ela eu não estou bêbada.
Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao SENHOR.
Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora. Então Eli disse: Vá em paz! Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!

1-DEUS FEZ ALÉM
Ana desejava um filho, mas Deus tinha um propósito maior, ele sabia que aquele povo precisaria de um sacerdote que substituísse Eli quando partisse, pois seus filhos não o sucederiam.
Vemos na bíblia outros casos de esterilidade como Sara, Rebeca e Raquel que desejavam muuuuuito um filho também, e Deus fez muito além Do que elas imaginaram.
Deus deu Isaque, Jacó e Esaú, José e Benjamin homens que marcaram sua geração.
Ana foi persistente, e clamou ao Senhor com choro! Ela queria ter um filho. E Deus ouviu o seu clamor e lhe deu Samuel. Você tem um grande pedido para fazer ao Senhor? Então você não pode fazer uma oração qualquer. Você tem que fazer como Ana: suplicar, clamar, chorar por aquilo que você precisa que Deus faça em sua vida. E Ele te ouvirá, e fará além do que você imagina.

 2- PENINAS SEMPRE EXISTIRÃO:
Você pode dizer mais que injusto, que mulher sem coração, ela já sofria por não ter filho e ela ainda faz isso....
Sempre vão existir pessoas que diminuem, que falam o que não devem, que menosprezam o outro, e o que faremos a respeito?

Desde que o pecado entrou no mundo essas coisas vieram com ele, mas a Bíblia diz que a nossa guerra não é contra pessoas, não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades, nossa guerra é contra o diabo que age através dessas pessoas que lançam palavras para nos entristecer.
Mas a bíblia diz que Ana, orou, colocou tudo diante de Deus e até a fome que ela não sentia voltou.
Tem uma „Penina‟ perto de você?
Na sua escola, na sua vizinhança ou na sua rua?
Não discuta, não revide, coloque ela nas mãos do Senhor através da oração, e todas as vezes que tiver oportunidade derrame o amor de Deus sobre essa pessoa e você vai ver o que Deus vai fazer.

3- CONVERSO COM DEUS E ELE ME OUVE:
Você pode até chamar por Deus no meio da noite e ele estará com você.
Pode subir ao topo da montanha mais alta, ou estar no meio do oceano, ou em outro país. E, ainda assim, Deus vai ouvi-lo chamando por ele e responderá.
Você nunca ouve o sinal de ocupado, ele nunca desligará o telefone com você na linha. Como suas orações são muito importantes para ele, você sempre tem acesso direto ao coração de Deus.
Deus se importa com o que está em seu coração, ele se importa com suas preocupações. Tudo o que lhe causa preocupação também deixa Deus preocupado. Ele deseja que você ore sempre (l Ts 5:17).
Não quer dizer que você tem de orar a todo instante, significa que deve orar sempre que se lembrar de algo que precisa de oração.
 E como dizer? "SENHOR, ajude-me a me sair bem nesta prova", "SENHOR, abençoe minha mãe e meu pai no trabalho hoje", "SENHOR, guarde-me"," SENHOR, ajude-me a dar o melhor de mim no jogo de sábado", "SENHOR, por favor faz meu amigo melhorar".
Ore por tudo aquilo que você se lembrar. (Trecho do livro O poder da criança que ora de Stormie Omartian).

VOCÊ SABIA: Que o Senhor abençoou tanto Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas.

CONCLUSÃO: A oração é a forma pela qual o homem fala, conversa com Deus. É a maneira pela qual o homem apresenta suas necessidades, clamores e sentimentos na presença de Deus, como nesses exemplos: (Salmos 5:3) ″Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.” Salmos 54 : 2 “Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.” Salmos 66 : 19 “Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.”

Baixar carta