post-image

Um Deus que faz assentar com princípes

QUEBRA GELO: Colocar dois embrulhos na mesa: Um muito bonito com um brinde bem inferior. Outro embrulho feio e amassado com um bom brinde (caixa de Bis). Na maioria das vezes, a criança escolhe o presente mais bonito. Conversar com eles que a aparência nem sempre é o mais importante.

PASSAGEM BÍBLICA: Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1º Coríntios 1:27.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: O nome dele era Davi (Aline Barros), Cria em mim oh Deus.

OBJETIVO: Levar às crianças a valorizar as pessoas nas suas qualidades: Bom caráter, bondade, respeito, amor a Deus e ao próximo. Uma pessoa que possui esses valores é uma pessoa bonita. Esta beleza é mais importante que a beleza física. Não adianta uma pessoa ser bonita, na aparência, e ser mentirosa, ser má, sem temor a Deus. A beleza física não dura, porque as pessoas vão ficando velhas, mas a beleza do coração permanece para a vida eterna, pois agrada o coração de Deus!

 

COMPARTILHANDO A PALAVRA:
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1º Coríntios 1:27.
Nem sempre as coisas bonitas que são colocadas perante nós são enviadas por Deus.

Preste atenção a esta história: Certa vez os lixeiros de Nova York fizeram uma greve e paralisaram a coleta de lixo por quase duas semanas, deixando a cidade entupida de entulho.
As pessoas foram proibidas de colocar seu lixo nas calçadas ou de jogá-los em terrenos baldios, obrigando-se a armazená-lo em suas casas, até que a greve acabasse.
Um sujeito, se achando muito esperto, que já não tinha mais onde guardá-lo, bolou um plano para se livrar dele.
Arrumou várias caixas de papelão, comprou papéis de presentes, fitas para enfeite e também fita adesiva. Colocou seu lixo nas caixas, fez embrulhos de presentes com laços bem caprichados, pôs as caixas no porta-malas do seu carro, levou-as até uma esquina bem movimentada, deixou-as no chão e saiu.
Foi até uma lanchonete próxima, pediu um lanche, sentou-se numa mesa e ficou observando a reação das pessoas: Passavam devagar, olhavam curiosas, viravam o pescoço... Até que apareceram uns corajosos que lançaram mão dos embrulhos e os levaram para suas casas.
Esta história me faz pensar: Quantas pessoas não estão fazendo o mesmo, não é verdade? Estão pegando o lixo deste mundo apenas porque o diabo o tem colocado em lugar visível, em embalagens maravilhosas?
Já pensou nisso?
Vamos refletir juntos então?
A História de hoje é sobre Davi, aquele que a bíblia diz que foi um homem segundo o coração de Deus, aquele que você já ouviu falar inúmeras vezes que matou Golias, com uma funda e duas pedrinhas....
Mas você acha mesmo que ele já começou ganhando?
Não mesmo meus caros amigos!
Davi era filho de Jessé, Jessé tinha filhos muito bonitos e Samuel era um dos profetas daquela época, você lembra o que é um profeta?
Isso mesmo, ele ouve, obedece e dá os recados que Deus manda, e Deus disse que o profeta Samuel precisava ir a casa de Jessé pois um dos seus filhos, seria ungido rei de Israel, Jessé tinha muitos filhos fortes, Samuel até tentou ungi-los, no entanto, Deus falou em seu coração que não eram aqueles. O escolhido foi o pequeno pastor de ovelhas Davi que nem aparência de rei tinha.
Que Loucuraaaaaaaaaa!!!
Deus escolhe as coisas loucas, fracas e pequenas...

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". I Samuel 16:7.

1-DEUS NÃO OLHA A APARÊNCIA
Foi assim que aconteceu, o profeta Samuel olhou aqueles filhos fortes, jurava que seria um daqueles, passou um a um e Deus dizendo que não era, até que ele pergunta a Jessé, acabaram todos os seus filhos?

Davi, embora fosse um menino, não tinha idade, nem estava preparado para ser rei, ele era muito novo. Havia muitos adultos com preparo, com conhecimento para ser rei.
Mas o senhor escolheu um menino, pastor de ovelhas, o mais novo dos seus irmãos. Por quê? Porque Davi amava ao Senhor de todo o seu coração. Davi foi conhecido mais tarde, como “o homem, segundo o coração de Deus.” Davi era um menino novo como você.
Talvez as pessoas achem que você é apenas uma criança que não entende nada, que não tem idade para ser usado por Deus. Mas isso não é verdade. Você não precisa esperar crescer, ser um adulto, para Deus começar a te usar. Entregue o seu coração ao Senhor, e Ele te usará com autoridade para pregar, para profetizar, para orar com fé, e ver os milagres!
Nós servimos a um Deus que faz!

2- AS CARACTERÍSTICAS DO MENINO DAVI
Davi era Pastor de ovelhas, obediente a seu pai, e muito trabalhador, afinal todos estavam em casa, mas ele estava trabalhando cuidando do rebanho, quando o profeta chegou em sua casa.
Como fica o seu coração quando seu pai ou sua mãe te pede pra ajudar?
Feliz em poder colaborar ou estressado?
Deus sempre vai olhar a intenção do nosso coração, e se for realmente sincero, disposto a ajudar, desejoso em agradá-lo em cada ação, viveremos coisas incríveis que ele irá nos proporcionar. Ele pode tudo!

3- O REI DAVI
A bíblia diz que quando Samuel o ungiu o espírito do Senhor se apoderou de Davi e ele nunca mais foi o mesmo.
Você deseja ter uma experiência como essa?
Davi mesmo rei, nunca perdeu seu coração de servo, taí um grande segredo meus amores, Um dia ao recordar o que Deus havia feito por ele, escreveu: “O SENHOR É A MINHA ROCHA, A MINHA FORTALEZA E O MEU LIBERTADOR. FIZESTE COM
QUE OS MEUS INIMIGOS FUGISSEM DE MIM. POR ISSO CANTAREI LOUVORES AO TEU NOME.” II SAMUEL 22:2, 41,50.
Davi reinou durante quarenta anos, e ensinou Salomão seu filho a amar e obedecer às leis de Deus. Fez isso pensando no momento em que seu filho o substituiria no trono, e assim como ele, seria um rei corajoso, valente e temente a Deus.

VOCÊ SABIA: maioria dos salmos que lemos foi escrito por Davi.

CONCLUSÃO: Davi foi Pastor de ovelhas assim ele foi treinado para defender e cuidar do seu povo, Davi lutou com um urso e um leão, Davi derrotou um gigante, Davi tocava harpa e acalmava o espírito inquieto de Saul, Davi escreveu lindos salmos, tão poéticos que muitos viraram canções, mas a maior preocupação de Davi era sempre pedir a Deus que criasse nele um coração puro, e sempre pedia que não retirasse dele o espírito santo que o ajudou a conquistar tudo isso. O Deus de Davi é o nosso Deus, servimos a um Deus que faz.

Baixar carta