post-image

O Deus que faz

QUEBRA GELO: Antes das crianças chegarem, escrevam em pequenos pedaços de papel alguns “tesouros” que ganhamos diariamente do nosso Deus (FAMÍLIA / AMIGOS / ALEGRIA / RENOVO / VIDA / ETC). Esconda esses pequenos tesouros em lugares estratégicos e após a oração inicial e o louvor comece a CAÇA AO TESOURO (faça-os procurar de verdade, dando apenas pequenas dicas da localização). O intuito é que seja algo desafiador. Deixe a galerinha extravasar e interagir entre si! Motive-os participar e falar bastante, para que tenham uma maior desenvoltura no período das orações e principalmente, faça-os comemorar cada “tesouro” encontrado! No final, ore agradecendo por todas as bênçãos (tesouros) que Deus nos dá diariamente!

PASSAGEM BÍBLICA: Deus faz tudo novo, de uma forma tão maravilhosa que você nem se lembra como era antes. (Isaías 65:17).

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Deus faz além

Viver é uma dádiva, você consegue perceber tamanho presente que é a vida?
Poder acordar, respirar, tomar seu café com leite... Em muitos casos nescau, né meus amores?! Rs...
Ter a liberdade de sair no quintal, respirar o ar puro, aqui temos esse privilégio, contemplar toda essa natureza bonita que Deus nos presenteou, é uma delícia né?
E se de repente viesse uma notícia que simplesmente esse tempo estava acabando? Qual seria sua reação?
Hoje vamos ver a história do rei Ezequias um bom rei, que procurava seguir as ordens de Deus para direcionar o povo, mas que foi acometido por uma enfermidade e chegou uma sentença em que ele não esperava, na verdade podem acontecer muitas coisas em nossas vidas que a gente não está esperando, no mundo teremos aflições, mas é preciso tem bom ânimo, Jesus venceu e com ele também venceremos.
Ezequias quando se tornou rei de Judá ele tinha vinte e cinco anos de idade, Ele temia a Deus e agia com justiça, ele tinha muita fé e constantemente alertava o povo sobre a consciência do pecado e do quanto isso desagradava a Deus. Além disso, ensinava os mandamentos para que o povo pudesse se aproximar de Deus. Só que ele vivia um tempo muito difícil em que os seus inimigos tentavam atrapalhar a todo custo sua aliança feita com o povo, lançando muuuuuuita dúvida em seus corações. Pois ele havia adoecido mortalmente, e recebeu uma dura sentença através da boca do profeta Isaías (2º Reis 20:1-6), Acabou você vai morrer!
Ezequias Virou de costas para o profeta Isaias virou para a parede, chorou muito diante de Deus, e na hora o decreto foi mudado, o profeta Isaias que tinha dado o recado não chegou no portão do palácio e teve que voltar pra dar outro recado da parte de Deus, que ele ganharia mais 15 anos de vida, mas o que Ezequias falou o que ele fez que foi ouvido tão rápido?
Tem alguns pontos importantes na oração de Ezequias que podemos aprender bastante.
Vamos ser ministrados por esse texto nessa noite?

1- SUA LÁGRIMA FOI SUA MAIS SINCERA ORAÇÃO
O texto diz que ele virou se pra parede e chorou muito, uma vez ouví um querido Pastor dizer que em um certo momento quando não havia mais nada a se fazer pra ajudar sua esposa que precisava de uma ultra já nos dias do seu bebê nascer e eles não tinham recursos para pagar, ele simplesmente virou pra parede, chorou diante de Deus quietinho pra sua esposa não se preocupar e aquela oração sem palavras, também foi respondida na mesma ora por Deus, quando o espírito santo falou em seus ouvidos onde ele deveria ir, e ele conseguiu, Deus fez não só pelo primeiro filho, mas por todos os 3 que eles tiveram.


O choro de Ezequias não era sinal de fraqueza, mas era um choro de tristeza, por não querer partir desta terra sem cumprir o propósito que Deus lhe havia reservado. Afinal ele anteriormente já tinha visto o poder de Deus que cuidou dos seus inimigos, Senaqueribe (rei da Assíria) e mandou um anjo que exterminou todos os 185.000 que haviam no acampamento Assírio, Então Ele tinha convicção que havia muuuuuuuito ainda a ser feito pra Deus em sua nação. Podemos fazer muito mais pra Deus onde ele tem nos permitido estar, na escola, na rua, em casa, brincando com meu amigo...

2-SINCERIDADE DE CORAÇÃO
Assim como se alguém não respira morre, aquele que não ora morre espiritualmente (1º Ts 5:17-18). Ezequias sabia quem era Deus em sua vida, tinha intimidade com Ele. Você sabe quem é Deus para você? Senhor, Pai (Abba), dono de tud, o todo poderoso.
Ezequias tinha uma história de obediência e procurava seguir em tudo o que Deus lhes ordenava e foi apresentar sua vida diante dele.
A bíblia diz que um coração quebrantado e contrito o Senhor não despreza, Ezequias foi humilde, não adiantava floriar nada naquele momento, ele sabia bem do grande poder de Deus.

3- COMO ELE CHAMOU A ATENÇÃO DE DEUS TÃO RÁPIDO?
Quando você está em apuros você grita pelo seu pai, eu tenho certeza que ele vem correndo pra ver o que você precisa não é mesmo? Pois o seu pai conhece a sua voz, embora haja várias outras crianças juntas com você.
E para que Deus ouça a nossa oração, é necessário que estejamos em Sua presença. Só é possível ouvir a voz daquele que está presente (Jo 4:23).
Tamanha era a intimidade de Ezequias com o Senhor, que este pode ouvir a sua voz e mudar a sentença de morte em vida.

VOCÊ SABIA- Ezequias, significa “Deus fortalece” Qual o significado do seu nome? Vamos pesquisar?

CONCLUSÃO: Enfim, Ezequias alcançou o favor de Deus, desfrutando de mais 15 anos de vida reinando com todo o povo de Judá em plena paz. Servimos ao Deus que faz e faz mais do que pedimos ou pensamos!

Baixar carta