post-image

A obediência muda destinos

QUEBRA GELO: O que você gostaria que Deus realizasse na sua vida? Você tem fé que Deus pode fazer isso?

PASSAGEM BÍBLICA: 2° Reis 5 do 1 ao 14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: 7 mergulhos no Jordão

A história de hoje é sobre uma menina que foi levada como escrava para um País muito longe da casa dela, mesmo naquele cenário de tristeza, ela não perdeu a oportunidade para falar de Deus naquele lugar.
Lepra era uma doença muito temida naquele tempo, pois as pessoas que pegavam eram obrigadas a viver isoladas, longe de todos e deixados a própria sorte....
Voltando ao assunto da menina, ela foi levada como escrava para trabalhar na casa de Naamã, o chefe do exército da Síria. Naamã era homem respeitado e importante, mas havia um problema sério com ele: Tinha uma doença, ele tinha pego lepra, essa doença dá feridas terríveis no corpo, e como já disse anteriormente as pessoas precisavam se isolar.
Quando a menina (escrava) disse para mulher de Namã que era pra ele procurar um profeta em Israel, chamado Eliseu que certamente ele seria curado.
Naamã recebeu o recado e se apressou em resolver logo o seu terrível problema, só que chegando lá, Eliseu mandou um mensageiro dizer a Naamã que era simples de se resolver era só ele mergulhar no rio Jordão, sete vezes que ele ficaria livre da sua doença.
Naamã ficou indignado, além de não ser recebido pelo profeta, que nem saiu pra lhe dar atenção, ainda disse que ele precisava se banhar no rio Jordão. (ri com respeito, imaginando a cena).
Vamos às características do rio Jordão, pequeno e sujo comparado a outros rios, porém Naamã se achava mega importante para mergulhar num rio daquele, e sabe o que ele fez?
Simplesmente foi embora! Porém os homens que estavam com ele, fez ele refletir e lhe perguntaram por quê o Senhor não pode se lavar, como ele disse e ficar curado?
Então Naamã resolveu se lavar (mergulhar) sete vezes e foi curado.
ALELUIA!!!
Ele ficou tãaaaaao feliz que não sabia como agradar o profeta como forma de agradecimento, quis dar presentes, mas Eliseu não aceitou, pois não tinha sido ele a fazer o milagre e sim Deus.
Ele apenas disse: Vai em paz!!!

1 - OBEDECER
Desde que o mundo é mundo, nós temos um problemão com a desobediência, Eva desobedeceu, comeu do fruto e deu a Adão trazendo o pecado para o mundo e com o pecado, fomos separados de Deus além da morte chegou para todos.
Deus precisou enviar Jesus o plano perfeito para nos reconciliar com o pai.
A bíblia nos orienta a obediência sempre.
Agora pense só se Naamã que é uma dos personagens da história de hoje, optasse pelo orgulho e fosse embora perderia de viver o milagre.

Fomos chamados para a obediência e vamos ver ao longo dessa carta como somos beneficiados quando obedecemos. O que caracteriza um discípulo, um bom filho é a obediência.

2 - A OBEDIÊNCIA APARENTE
Lembram dos Fariseus que nós falamos na semana passada? (Doutores da Lei), conheciam tudo, porém não praticavam o que tinham aprendido.
Já a menina, acredito que não tinha grandes instruções, era uma escrava, não teve muita oportunidades, mas fez grande diferença na vida do Naamã, ela poderia não ter dito nada e deixado ele sofrer, porém ela não perdeu a oportunidade em falar que havia um homem de Deus que poderia ajudar Naamã.
A bíblia nem diz o seu nome, mas você pode ter a certeza que ela fez uma grande diferença na sua geração, mesmo escrava.
E você que é livre? Nós que somos livres, temos aproveitado as oportunidades que Deus tem nos dado para falar dele, do seu amor e de tudo que ele fez por nós?

3 - OBEDECER É MAIS QUE IMPORTANTE.
O texto de Colossenses nos diz que é pra obedecermos em tudo aos nossos pais porque isso é justo (Col- 3:20), também diz que aquele que honra pai e mãe para ter seus dias prolongados sobre a terra (Ex- 20:12).
Um bom exemplo de filhos desobedientes foram os filhos do Profeta Eli (Ofni e Finéias), poderiam ter sucedido o profeta Eli (seu pai), mas por causa de seus corações tão desobedientes, devido a isso eles morreram em uma guerra que os Filisteus venceram os Israelitas.
Sabe se a gente pensar bem sobre a menina, prisioneira, sem direito a salário ou férias e mesmo assim ela dá um lindo exemplo de amor a Deus, teve sensibilidade e se compadeceu de seu Senhor, ela sabia que com todo o seu poder aquisitivo, saúde ele não podia comprar, a bíblia não relata se ela recebeu honra, se ficou conhecida naquele tempo, no céu eu tenho a certeza de que foi, pois com sua fé, mesmo (presa) libertou seu senhor, ela não perdeu a oportunidade.

CONCLUSÃO: Aprendemos com a menina escrava que não precisamos de circunstâncias favoráveis pra obedecer e fazer o que é certo, é justamente nos momentos difíceis que podemos revelar que em Deus sempre há esperança e nos momentos de alegria, sabemos que é ele que tem nos proporcionado viver.
Vimos a necessidade do coração obediente, se Naamã não ouve seus empregados que estavam com ele, perderia a cura.
Se não ouvirmos nossos pais, líderes e professores, não adianta apenas saber o que é certo e não praticar.

Baixar carta